Ana Ayres – Budistas
Neste trecho do livro “Meditando a Vida” , o Lama Padma Samten nos transmite um ensinamento profundo através de exemplos simples e corriqueiros de nossas vidas inspirando-nos a refletir e agir no mundo de uma forma mais benéfica aos outros e a nós mesmos.
“Sua Santidade o XIV Dalai Lama diz que todos os seres se movem buscando a felicidade e tentando evitar o sofrimento. Ele lembra que as religiões preenchem sua função ao auxiliarem as pessoas nessa aspiração. Quando desejamos uma casa na praia, estamos buscando felicidade. Ainda que nos falte clareza quanto a isso, essa é a motivação verdadeira, o elemento mental que cria o desejo pela casa. Na busca da felicidade, a casa de praia é uma boa opção ?
Não há dúvida de que passar o fim de semana na praia é ótimo, mas, quando chega o domingo, a felicidade acaba. A casa da praia nos traz um tipo de felicidade que necessita de um certo esforço e trabalho para se concretizar, e o benefício é curto – longo, só o engarrafamento da viagem de volta…
No Budismo, sentimos que trabalhos longos e felicidades curtas não são muito interessantes; buscamos felicidade de longo alcance. Um exemplo é superar o orgulho internamente: apessoa que o fizer imediatamente melhorará sua relação com a família e com os amigos; todos ao redor serão beneficiados.
Existem vários tipos de felicidade. Um emprego, por exemplo. Nesse caso, nossa felicidade implica a frustração de outros (aqueles que não conseguiram a vaga); além do mais, tão logo começamos a trabalhar, surge a insatisfação, e então pensamos nos feriados ou no tempo que falta para a aposentadoria.
O benefício de conseguir um bom emprego é muito diferente do que se alcança ao superar um dos cinco venenos – orgulho, inveja, obtusidade mental, carência e raiva. No instante em que superamos a carência, tornamo-nos ricos. Descobrimos uma fonte de satisfação permanente, e tudo o que brota dessa fonte e que podemos oferecer aos outros é motivo de alegria para nós. Quem dá alguma coisa nunca perde essa alegria; quem recebe pode vir a esquecer.”
PADMA SAMTEN é lama budista. Fundou e dirige o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Viamão, RS e também em Canelinha, SC. O templo do CEBB Mendjila fica na rua Regina B. Clemer, número 2607, no Bairro India. Este Templo foi inaugurado em 02 de novembro de 2015.
Em virtude da Pandemia, estamos mantendo os encontros de estudos, meditações e cursos, online. Se quiser participar, será uma alegria, por favor, entre em contato conosco para receber o link de acesso . Contato whatsapp: 48 9 9161-0545
Que muitos seres possam se beneficiar!