Stefania Gandin Santos Marchi – GEAK
Muita curiosidade se tem sobre o que é e o que acontece dentro de um Centro Espírita. Primeiramente cabe esclarecer que o termo “Espírita” é um termo apresentado pelos espíritos superiores à Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita. Espírita, por tanto, é um termo adotado para definir os seguidores da doutrina codificada por Allan Kardec, sendo as demais religiões que creem em reencarnação e vida após a morte, como a Umbanda, religiões espiritualistas.
Devido essa confusão criada com o termo espirita, sendo associada à diversas religiões de cunho espiritualista costuma-se, diria que erroneamente, adotar o termo “espírita kardecista”, para assim deixar claro a qual se religião se refere.
Quanto ao que acontece em um “Centro Espírita”, muitas pessoas não o procuram com receio do que possa ocorrer dentro deste ambiente, como se só pelo fato de adentrar neste local fosse acontecer situações de cunho sobrenatural. Mas na realidade o Centro Espirita é na verdade um “hospital de almas”. É um ambiente onde você pode encontrar acolhimento e conhecimento.
Muito comum dentro de uma casa espírita são os grupos de estudos e palestras. São momentos em que pode-se encontrar o esclarecimento sobre diversos assuntos, levando o indivíduo a conhecer essa doutrina que pode leva-lo a compreender diversas situações, trazendo consolo, paz e liberdade. Jesus nos disse “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”.
A verdade está na doutrina espírita? No Centro Espírita? Não. Onde está a verdade que Cristo nos fala? A medida que a humanidade evolui mais é dado à ela conhecer. Porém uma das formas mais importantes de buscar essa verdade é por meio da assimilação do que Jesus nos falou e o trabalho interno, dentro de nós mesmos, em melhorarmos. Quando Jesus esteve em carne, nos deixando tantos ensinamentos, nos demonstrou o caminho para chegar até o Pai, ou seja, para evoluirmos.
No centro espírita encontraremos essa evolução? Não. Quem frequenta e direciona uma casa espírita é alguém tão falho quanto qualquer outro. Mas já diz Allan Kardec: “conheceis o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços e pelos esforços que faz para domar suas má inclinações. ”
Assim a Casa Espírita nada mais é do que um ambiente destinado ao estudo e ao atendimento aos que necessitam de esclarecimentos. Esse atendimento é dado por pessoas, de carne e osso, que muitas vezes intuídas por seus “anjos da guarda”, ajudam aos que procuram.
É um local onde se encontra todas as respostas? Não. É um local que pode ofertar formas de procurar essas respostas, que pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas, mas acima de tudo é um local em que as pessoas que estão abertas a buscar um novo ponto de vista, uma nova visão sobre a vida e a morte, devem procurar.
É um ambiente sem rituais, vestimentas ou imagens, amparado por Jesus e suas palavras. É especialmente um ambiente onde deve-se encontrar respeito, amparo e caridade.