Cleomar Raach (IECLB)
Texto para reflexão: Jó 2.1-10
“… Se estenderes a mão e ferires o corpo dele, verás como ele, sem nenhum respeito, te amaldiçoará”. (v.5)
Estimado leitor, a vida de Jó nos convida em especial, neste tempo de pandemia a olhar para a nossa dor, mas também a dor das pessoas que mesmo no seu sofrimento são fiéis a Deus. Provavelmente, você já ouviu ou já pronunciou a promessa de fidelidade matrimonial, em que os cônjuges prometem ser fiéis “na saúde e na doença”. Com certeza, já ouviu mais histórias de infidelidade do que de fidelidade nos mais diferentes relacionamentos. Por isso, a história de vida de Jó é agulha no palheiro, é joia rara. Mesmo com tantas desgraças, ele continua fiel a Deus.
Jó continuava com boa saúde, mas o maligno aposta que a sua confiança será abalada na hora da doença. Por isso, desafia Deus: “… se estenderes a mão e ferires o corpo dele, verás como ele, sem nenhum respeito, te amaldiçoará”.
Jó ficou doente. Como se isso não bastasse, a sua esposa, aquela que amava, abandonou-o na hora da doença e questionou o marido: “Você ainda continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! ” (v.9). E Jó continuou fiel.
Não é fácil ficar doente! É difícil ver um parente ou um amigo sofrendo. Tudo o que o Diabo espera nessa hora é o desespero; que os amigos caiam fora e a provação se intensifique. Se você passa por uma situação assim, é possível que chore e, em oração, questione a Deus. Saiba que ele não o abandonará, será fiel, segurará firme a sua mão e aperfeiçoará a sua fé.
Jesus está conosco na saúde e se faz ainda mais presente na doença. Ele também sofreu. Tudo para nos garantir a vida eterna. Por isso confie nele! Inspire-se em Jó. Acredite nas promessas de fidelidade de Deus. Entregue sua vida ao Senhor, e ele o ajudará!
Oração: Bondoso e amado Deus, obrigado pela tua inabalável fidelidade. Pedimos tua ajuda para os momentos de provação, em especial, para as dificuldades geradas pela doença. Ajuda-nos a sermos instrumentos que levam consolo e que agem em fidelidade ao mandamento do amor. Amém.