Stefania Gandin Marchi
Grupo Espírita Alan Kardec (Geak)
É fato que o planeta passa por momentos difíceis. A pandemia corre o mundo inteiro deixando um rastro de desespero, tristeza e dor. Muitos estão sem nenhuma perspectiva de futuro, tanto que o numero de suicídios vem aumentando, assim como casos de depressão, síndrome do pânico…
É entendível que estejamos assim. Muitas noticias ruins assolam a nossa mente. Ao ligar a TV o noticiário aponta numero de mortos, falta de leitos de UTI, corrupção… parece que o “mundo não tem mais jeito”. Assim como quando acessamos nossas redes sociais, o compartilhamento de noticias ruins e fakenews é constante.
Foram inúmeras as perdas físicas e materiais que a pandemia trouxe para cada um de nós e inegável que estamos passando por um momento difícil, porem é necessário observar as coisas além do ponto de vista material.
Na nossa jornada terrena, ou seja, durante nossa vida física, passamos por inúmeras dificuldades, inumerosa desafios e também de momentos de alegria e paz. Como em uma montanha russa, deslizando pelos altos e baixos da vida, seguimos em direção a velhice física. Cada momento vivenciado, seja de alegria ou dor, traz consigo uma serie de lições e aprendizados, necessários para nossa caminhada evolutiva, como espíritos imortais que somos.
O espiritismo vem desmistificar a imagem de um Deus severo, que castiga. Na verdade vem nos apresentar um Pai amoroso, que nos criou para sermos perfeitos, para a felicidade. Para atingirmos esse grau de felicidade é preciso conquistar. Assim como nós iniciamos nossa vida escolar lá na pré-escola, seguindo de ano em ano, conquistamos nosso diploma do ensino fundamental; nós como espíritos caminhamos de encarnação a encarnação errando e aprendendo, para assim conquistarmos nosso diploma de felicidade. Deus, como um Pai amoroso e justo, nos dá a oportunidade de aprender a cada dia, com nossos erros e acertos.
Este momento que estamos vivendo, apesar de toda dor que vem trazendo, também nos traz grande oportunidade de aprendizado, de rever nossos conceitos e avaliar o que realmente importa. Nos mostra que não é questão de preocuparmos somente conosco, mas com o coletivo. Mesmo quando o exemplo é ruim, nos mostrou o comportamento que devemos evitar. Que busquemos refletir sobre o momento que estamos vivendo, buscando sempre na oração o equilíbrio e a ajuda necessária para seguir a diante.