Cleomar Raach
(Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)
Texto para reflexão: Lucas 6.27-38
“Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado…” (v.29)
Sim, ofereça o outro lado! Essa é a proposta de Jesus para a nossa vida. Compreendemos o que isso quer dizer?
Essas palavras não devem ser entendidas ao pé da letra. Jesus não está dizendo para nós cristãos sermos saco de pancadas dos outros. O que Jesus propõe é não pagar o mal fazendo o mal. Em vez de devolver na mesma moeda, amar, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que falam mal de nós. Será que é fácil? Creio que não! Mas, é a outra face que Jesus quer que mostremos ao mundo.
Sem dúvida, a proposta de Jesus é diferente daquela do mundo. A proposta do mundo, fruto do pecado em nossa vida, é: “olho por olho, dente por dente”; “não levar desaforo para casa”; “bateu, levou”. Não é por acaso que o nosso mundo vai de mal a pior, que o lar de muitas famílias mais parece um campo de batalhas. Violência, gera mais violência; desrespeito, mais desrespeito; intolerância, mais intolerância.
O tema da nossa Igreja (IECLB) neste ano diz: “Amar a Deus e as pessoas”. E o lema: “Não amemos de palavra, nem de boca para fora, mas de fato e de verdade”. (1º João 3.18).
Quebremos a corrente do mal fazendo o bem. Ofereçamos a este mundo “o outro lado”, a outra face, uma nova e melhor maneira de viver. Jesus nos ensinou isso com palavras, mas também foi exemplo, dando a sua própria vida por quem lhe tinha feito o mal e por todos nós que não somos merecedores do seu sacrifício de amor.
O Salvador Jesus ofereceu ao mundo o outro lado, o lado do amor e do perdão, que mudou para melhor o rumo da nossa vida. Ofereçamos nós também, em nossas palavras e atitudes, esse “outro lado” que o mundo tanto precisa.
Oração: Devido ao pecado, Senhor, falamos e agimos de forma errada com as pessoas. Devolvemos na mesma moeda. Não oferecemos o outro lado, o melhor lado da vida. Perdoa-nos! Obrigado por Jesus ter mostrado, para nossa salvação, seu amor e seu perdão. Amém.