Stefania Gandin Marchi
Grupo Espírita Alan Kardec (Geak)
“Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos neste ensinamento moral: Fora da caridade não há salvação”. (Evangelho Segundo o Espiritismo).
O Espiritismo coloca a caridade como forma de estarmos no caminho do maior ensinamento de Jesus Cristo, é que o “amar ao próximo como a si mesmo”. Nos faz relembrar as belas palavras de Paulo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas como um metal que soa e um sino que tine; e ainda que tivesse o dom de profecia, e penetrasse em todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas; e se tivesse toda a fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas entre elas, a mais excelente é a caridade”.
A caridade pode ser praticada de várias formas. A material é a mais comum, a mais lembrada. Porem existem outras formas de praticar a caridade: uma visita à um doente, uma palavra amiga ao desanimado, um conselho à alguém que precisa de um rumo diferente na vida; uma oração para aquela pessoa que te prejudicou em algum momento ao invés de um pensamento vingativo…. são formas de caridade. A caridade material é a mais simples e sem duvida a mais cômoda. Claro que ela tem seu mérito, porém a caridade mais difícil de praticar é a caridade que envolve colocar-se no lugar do outro. Aliás perdoar também é uma forma de caridade… talvez uma das mais difíceis…
Quando a doutrina espirita diz que “fora da caridade não há salvação” ela nos diz que não é a religião, a crença, que vai nos levar no caminho da perfeição e sim toda caridade, todo ato de amor, que praticamos nesta encarnação e nas outras também. Cito novamente o livro Evangelho Segundo o Espiritismo que diz “A máxima: ‘Fora da Caridade não há salvação’ é o princípio de igualdade diante de Deus e da liberdade de consciência”.
A doutrina espirita vem nos dizer que somos livres para pensar, para buscar o conhecimento de várias formas e que não precisamos ficar restritos a uma religião, a uma forma de pensamento. As religiões tem grande importância, porem de nada adianta ter conhecimento de todos os preceitos religiosos e não colocar o amor em pratica. Jesus nos deu o caminho para compreender todos os mandamentos divinos quando nos disse para amar uns aos outros. Busquemos na caridade o caminho para o alívio de nossas dores, pois ajudar ao próximo é uma forma de ajudar a si mesmo.