Diácono Cleomar Raach (Ministro da IECLB)
Tel.: (48) 991449288
(Texto para refelexão: 1 Samuel 17.31-58)
“O Senhor me salvou dos leões e dos ursos e me salvará deste filisteu”. (1Sm.17.37a)
Queridos leitores, Davi foi igual a tantos outros rapazes israelitas: jovem, bonito, de família com poucos recursos. Muito cedo aprendeu a trabalhar com os irmãos na lida com as ovelhas.
Mas havia algo que o diferenciava dos seus irmãos e da maioria dos homens dos campos de batalha: a coragem e a fé no poder salvador de Deus. Diante do rei Saul, ele expressa com firmeza: “O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará deste filisteu”.
Com grande sabedoria, usou a experiência como pastor de ovelhas e, motivado pela fé, afastou os obstáculos que poderiam atrapalhar a sua luta. Revestiu-se da certeza de que o Senhor o salvaria. Com essa certeza, ele conseguiu derrotar o gigante.
Quais são os gigantes que nós temos que enfrentar hoje? A pandemia, enfermidade, a falta de recursos, desemprego, violência, fome, conflitos na família? E na Igreja, que gigantes perturbam a nossa paz? Ausência de espírito de solidariedade, lideranças desmotivadas, pouca participação nos cultos?
Os “Golias” apresentam-se de muitas formas, desafiando o poder de Deus no mundo, desafiando os cristãos.
O que fazemos, ou deixamos de fazer, determina o tipo de fé que temos. Fé em Jesus Cristo é fé ativa no amor e na solidariedade. É compromisso com a realidade que nos cerca.
Precisamos avaliar diariamente se nossa vida cristã se firma mais em palavras ou em ações. O desafio é conjugar palavra/ação com oração. Confiemos no poder de Deus e deixemo-nos animar pela fé e a coragem que o Espírito Santo dá.
Oração: Deus Salvador, nestes tempos que somos tomados por medo, resignação e falta de atitudes, permite que o teu amor transforme nossas limitações em coragem e força, nossa desesperança em esperança, nossas dúvidas em certezas. Dá-nos fé para enfrentarmos aquilo que, aos olhos do mundo, parece impossível. Amém.