Pe. Elinton Costa
Nesta semana, o tema da coluna não poderia ser outro: 26 anos de história da Comunidade Bethânia, celebrados no dia 12 de outubro. Que alegria! Para nós, é sempre uma emoção celebrar mais um ano de missão.Um sonho que nasceu no coração do Servo de Deus Padre Léo e se concretizou em 1995, no bairro Timbezinho, em São João Batista.
De lá para cá, nossa missão se intensificou com o Acolhimento e a Evangelização, mesmo após o falecimento do fundador em 2007.O carisma Bethânia avançou pelo país, disponibilizando mais 170 vagas de acolhimento gratuitas para adultos com idades entre 18 a 59 anos, distribuídas em oito recantos no país: São João Batista (SC), Curitiba (PR), Irati (PR), Guarapuava (PR), Cianorte (PR), Lorena (SP), Uberlândia (MG) e Itaperuna (RJ).
Para marcar esta data tão importante, os missionários dos nossos oito recantos estiveram reunidos aqui em São João Batista, em nossa Casa Mãe, entre os dias 8 a 12 de outubro. Um tempo oportuno, para celebrar a vida fraterna, para renovar os votos e partilhar as experiências de Ser e Viver Bethânia em diferentes cidades e estados do Brasil. Foi também um tempo de muita oração, formação e de fazer memória ao nosso fundador, que no dia 09 de outubro, se estivesse vivo, teria completado 60 anos de vida.
Também não posso esquecer mencionar, a felicidade que vivemos no dia 11, quando 15 novos membros de Vida (voluntários que vivem em nossas casas) e Aliança (voluntários que exercem sua profissão e vivem o carisma fora de Bethânia) professaram os votos de pobreza, obediência e castidade segundo o carisma da Comunidade Bethânia.Já no dia 12, também ocorreu a renovação dos votos daqueles que já são consagrados.
Além disso, contamos com uma homenagem ao Amigo de Bethânia e do Servo de Deus Padre Léo, Tato Zen e a benção da imagem de São Francisco de Assis que será instalada na praça com seu nome. Com essa homenagem queremos recordar e homenagear a todos os amigos e benfeitores que acreditam no legado deixado pelo Padre Léo.
Outro momento de muita emoção foi a surpresa que os Filhos e Filhas de Bethânia prepararam. Com a orientação da musicista, Lara Garcia, eles cantaram a música Jesus Cristo. E, para encerrar a todos os presentes consagraram suas vidas à Nossa Senhora Aparecida debaixo do cuidado do seu manto. Gratidão a todos que fazem parte desta história e por nos ajudar a restaurar vidas!