O Natal é sempre uma época mágica, de emoções e encantamento. Mas, em Tijucas, a magia torna-se ainda maior quando sai às ruas o trenó do Papai Noel.
Há 42 anos, o mecânico aposentado, Fernando Correa de Melo, 73 anos, realiza a ação que, com o tempo, foi aprimorada e se transformou em um grande evento de Natal.
A filha de Fernando, Fran Melo conta que a ideia do pai surgiu numa festa de família, quando uma pessoa levou a fantasia do Papai Noel. “A partir daquele ano ele passou a sair nas ruas e entregar balas e presentes às crianças”.
Antes, Fernando dependia da ajuda de outras pessoas para levá-lo em cima de uma camionete ou, então, usava seu próprio carro e, enquanto dirigia, fazia as visitas.
Foi em 1987 que ele comprou um Ford Corcel com intuito de reformá-lo para fazer o Papai Noel. “Era um carro que usávamos para ir para a praia também, mas teve a parte de cima aberta, com a lataria recortada, para que pudesse usar no Papai Noel. Se tornou uma camionete de proporções menores”, conta a filha.
Alguns anos depois, em um domingo de 1996, Fernando desenhou num papel um trenó para fazer por cima do Corcel, e então construiu a estrutura de ferro para colocar os adereços e transformar o carro em realmente um trenó.
“Desde então o carro passou por muitas transformações. Tem muitas pessoas que acabam ajudando para alterar, modificar ou incluir algum novo item no carro”, revela Fran.
No início, Fernando investia muito dinheiro para realizar a ação nas ruas do município. Mas, com o passar do tempo, as pessoas se mobilizaram para ajudar, pois perceberam que era uma forma também de chegar à muito mais pessoas.
Neste ano, o trenó do Papai Noel de Tijucas já iniciou suas visitas nos bairros em 4 de dezembro, e deve atender o maior número de ruas possíveis.
“Sempre são entregues balas e os presentes são levados para famílias que realmente precisam”, informa a filha.
Ela ressalta que ao chegar essa época do ano, muitas cartas endereçadas ao Papai Noel começam a chegar à casa do pai. “As pessoas pedem desde cestas básicas a materiais escolares. Recebemos muita ajuda das pessoas, com doações em dinheiro ou de algum item, e vamos montando os kits”, detalha.
Cuidado redobrado
Desde que iniciou o projeto, Fernando nunca ficou um ano ser sair às ruas. A filha lembra que houve uma época em que o pai ficou bastante doente, mas mesmo assim, não desistiu do Papai Noel.
“Neste ano até conversamos com ele da possibilidade de não fazer, até por ele ser bastante idoso. Mas ele disse que não deixaria de fazer de jeito nenhum”, diz Fran.
Após conversar com a equipe da Vigilância Sanitária e Saúde, ficou acordado de não jogar balas para as crianças juntarem, para evitar aglomero nas ruas.
“Esse ano será o ano que menos balas serão entregues, em menor proporção, pois ele entrega diretamente nas mãos das crianças, adultos e idosos ao passar pelas ruas. E a passagem com o carro está sendo bem devagar também”, destaca.
Tradição de família
Fernando não é o único da família a se tornar o Papai Noel. Aliás, a inspiração veio do pai, Alexandre Correa Melo, o qual também se vestia de bom velhinho e saía às ruas em cima de um cavalo.
“Naquela época era raro alguém ter carro, então ele ia com o cavalo. Depois, teve algumas vezes em que alguém levava ele em cima de um carro”, conta Fernando.
Para ele, realizar a ação anualmente é também uma maneira de não deixar morrer a tradição. “Hoje eu aperfeiçoei a ideia, melhorei em fazer um trenó iluminado, dando uma magia maior”, diz.
Fernando afirma que a motivação em continuar o projeto é ver a alegria das crianças, jovens, adultos e idosos. “Não tenho palavras para descrever o que passo para as pessoas e elas retribuem isso para mim também”.
Vestir-se de Papai Noel e poder levar um pouco de esperança, paz e alegria às pessoas é como um prêmio para Fernando. “Sinto grande prazer em fazer algo de útil nessa época, e o meu desejo é que no renascer do menino Deus, traga bastante saúde, alegria e essa doença, a Covid-19 acabe o quanto antes, para voltarmos a ter uma vida normal”, finaliza.
É possível acompanhar o trabalho do Papai Noel e os locais por onde passará por meio do Instagram @papainoeltijucas