Cristiéle Borgonovo
A Associação de Radioamadores Batistense (Arb) – tem como presidente Edson Dias. Ele, que atua como representante comercial, é exemplo de dedicação e serviço comunitário. Desde a fundação, em 1995, a Arb tem se destacado no cenário rádio amadorístico e na prestação de serviços essenciais à comunidade, especialmente em situações de emergência.
A história da Arb começou em 1993, quando um pequeno grupo de radioamadores decidiu instalar uma repetidora de VHF no Morro da Cruz, em Nova Trento. Após muito esforço, em 1994, conseguiram montar a repetidora na frequência de 147.000. Esse marco impulsionou a fundação oficial da Arb, em 3 de setembro de 1995. Em 5 de novembro do mesmo ano, a associação sediou o Segundo Encontro Catarinense de Radioamadores, reunindo mais de 500 participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Argentina. Este evento consolidou a credibilidade da ARB no cenário rádio amadorístico.
Dois anos depois, em 1997, a Arb novamente foi sede do Terceiro Encontro Catarinense de Radioamadores. Foi então que fortaleceu ainda mais a posição. A associação também incentivou a criação do Grupo de Escoteiros em São João Batista, que hoje é um dos mais respeitados no cenário estadual.
Atualmente, a Arb conta com membros ativos na Defesa Civil e nos Bombeiros Voluntários, onde participa de forma importantíssima na comunicação durante eventos catastróficos. A associação possui duas repetidoras em VHF: uma no centro da cidade, cobrindo todo o Vale do Rio Tijucas até Angelina, e outra no Morro da Cruz, abrangendo a Grande Florianópolis, regiões de praias como Bombinhas, Porto Belo, Itapema, e o Vale do Itajaí, incluindo Blumenau.
Essas repetidoras são alimentadas por baterias, garantindo comunicação contínua mesmo em falta de energia elétrica. “O rádio é insubstituível em casos de extrema catástrofe”, destaca Edson Dias, lembrando da importância das repetidoras durante a grande enchente de dezembro de 2022 em São João Batista.
A diretoria da Arb é composta pelos seguintes radioamadores: Edson Dias (PP5HZ) como presidente, Nauri (PU5LSD) como vice-presidente, Jardel (PU5EBP) como tesoureiro, Vanderli (PP5BN) como diretor técnico, Secretaria Vanderleia ( PP5VN) e Odirlei (PU5DPW) como diretor patrimonial.
“A Associação de Radioamadores Batistense continua a ser um braço na comunidade, proporcionando serviços essenciais e mantendo viva a tradição do rádio amadorismo. Sua atuação é um testemunho do poder da colaboração e do compromisso com o bem-estar coletivo”, conclui o presidente Édson.