O Santuário Santa Paulina, no bairro Vígolo, em Nova Trento, preparou uma programação especial e emocionante para a Semana Santa. Este é um convite para que fiéis e peregrinos vivenciem profundamente este período de oração, reflexão e celebração, marcado pela paixão, morte e ressurreição de Cristo.
A programação inicia neste Domingo de Ramos, 13. A abertura da Semana Santa acontece com Missas às 8h, 10h, 14h e 16h, além da Procissão de Ramos às 9h30. Este é o momento de celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com bênçãos e atendimentos pastorais ao longo do dia. Confissões estarão disponíveis para todos que desejarem iniciar este tempo de fé em espírito de reconciliação.
Na Segunda-feira Santa, 14, o dia será marcado pela Missa às 10h, sem confissões neste período. Nesta data, os fiéis são convidados a refletir sobre a visita de Jesus a Betânia, ao encontro de seus amigos, como narra o Evangelho de João.
Já na Terça-feira Santa, 15, terá celebrações das Missas às 10h e 15h e confissões durante o dia, é o momento de recordar os anúncios de Jesus sobre a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. A mensagem de Cristo como luz das nações e caminho de salvação ressoa para todos os que participarem.
A Quarta-feira Santa, 16, terá as Missas às 10h e 15h e as confissões em horários ampliados transformam o dia em uma oportunidade para a conversão espiritual. A tradicional Procissão do Encontro entre Maria e Jesus chama os fiéis à reflexão sobre o sofrimento e a esperança, enquanto o Sermão das Sete Palavras inspira a penitência.
Enquanto que na Quinta-feira Santa, 17, é a vez da celebração da Ceia do Senhor, às 19h, com o tradicional Lava-pés, relembra a instituição da Eucaristia e o exemplo de serviço de Jesus. Durante o dia, as Celebrações da Palavra acontecem às 10h e 15h, e das 20h às 24h, haverá Adoração na Capela do Santíssimo. É o início do Tríduo Pascal, um momento central da Semana Santa.
Sexta-feira da Paixão, 18,
Será um dia de profundo recolhimento, marcado pela Via-Sacra às 8h30, com Nossa Senhora de Lourdes e Caminho do Calvário, e às 10h no Santuário. Às 15h, a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor conduz os fiéis na contemplação do sacrifício de Cristo. Confissões estarão disponíveis durante todo o dia.
Sábado Santo, 19,
Haverá celebrações dedicadas às Sete Dores de Maria às 10h e 15h, onde o dia será de silêncio e oração, em preparação para a Vigília Pascal, às 19h, que celebra o fogo novo e a Ressurreição de Cristo. Confissões serão realizadas durante todo o dia.
Domingo de Páscoa, 20
A programação culmina com as Missas da Páscoa do Senhor, às 8h, 10h, 14h e 16h, celebrando a vitória de Cristo sobre a morte e renovando a esperança dos cristãos.