Há dez anos, iniciava em São João Batista o projeto Noel Solidário. O objetivo é trazer um pouco de esperança e mudar o Natal de algumas famílias durante essa época de festividades.
Idealizado pelo técnico em segurança do trabalho e vereador eleitor, Elisandro dos Santos, 32 anos, o projeto começou quando ele resolveu tirar 10% do seu próprio salário e buscou na empresa que trabalhava saber de alguma família carente.
“Lembro que neste primeiro Noel Solidário eu tinha uma sacola de comida de R$ 50 e três brinquedos de R$ 1,99. Mas, ainda assim, consegui fazer uma mãe sozinha com três crianças feliz, porque tinha só o dinheiro para pagar as contas e um pão caseiro para passar o Natal com os filhos”, conta.
Santos explica que a ideia de criar o projeto surgiu quando percebeu que o pouco que tinha, para quem não tinha nada, se tornava muito. E foi por meio da atitude que o Noel Solidário chega à 10ª edição.
“No começo era só Deus, eu e muita vontade de fazer o melhor aqueles que precisavam. No decorrer dos anos, ganhei apoio das pessoas que eu comentava e hoje, a força é gigante”, revela.
Agora, além de São João Batista, o Noel Solidário abrange também comunidades das cidades de toda a região. “Sempre onde as pessoas passam endereços de famílias mais necessitadas a gente visita e entrega cestas básicas e brinquedos”, diz.
Durante as entregas, que neste ano devem ocorrer do dia 18 a 25 de dezembro, Santos veste-se de Papai Noel para levar a magia do Natal para àquelas pessoas.
“É um momento que me traz diversos sentimentos, especialmente, empatia e amor. Me mostra que devo ser melhor todos os dias, e é uma maneira de plantar no coração de cada família e criança a esperança de um mundo melhor”.
O desejo de Santos é ver, um dia, uma dessas crianças que foi ajudada pelo Noel Solidário se tornar um jovem e repetir o gesto para outras famílias. “Quero que as pessoas lembrem que o Noel Solidário serviu de esperança. Quero que essa semente plantada germine e dê frutos”, diz.