O Papai Noel do vereador Fernando e dos amigos voluntários deve sair às ruas de Canelinha nesta semana. A intenção é visitar todos os bairros para levar uma mensagem de Natal às famílias e crianças e distribuir presentes, balas e alimentos.
Idealizado pelo vereador Fernando de Souza, o projeto surgiu em 2016 quando concorreu nas eleições municipais. “Já tinha meu trabalho social com algumas associações e meu engajamento na sociedade, então pensei em realizar essa ação também”, conta.
Desde o momento em que pensou no projeto, Souza buscou ajuda de alguns amigos e empresários. “Por isso, intitulei o projeto como Papai Noel do vereador Fernando e dos amigos voluntários. Fizemos um trenó e construímos todas as alegorias para percorrer as ruas do município”, detalha.
Segundo o vereador, a ação vai muito além da passagem do Papai Noel pelas ruas dos bairros da cidade. “O objetivo é levar cesta básica para as famílias carentes na tentativa de garantir com que passem a ceia de Natal com alimento na mesa e levar alegria às crianças que moram em pontos mais isolados”, destaca.
No início do projeto, era o próprio Souza que vestia-se de Papai Noel, mas com o passar do tempo, buscou oportunizar as pessoas da comunidade que também queriam participar. “A cada ano convido um Papai Noel diferente para estar conosco, assim como a Mamãe Noel”, diz.
Já vestiram-se de Mamãe Noel: Janaira Reis, Isabel Cristina Simas, conhecida como Isa Simase Natalia Mafessoli. E, ao longo do período os Papais Noeis foram interpretados por Ubirajara, Carmo Pula, Adair Reis, conhecido como Didica, e Leonardo Sarmento.
Pandemia interrompe planos
No ano passado, o projeto do vereador Fernando ganhou um dia diferente, no bairro Galera.
Durante toda uma tarde, toda a comunidade pode participar de um evento com distribuição de cachorro quente, balas e as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis disponibilizados.
“Pretendia realizar um evento semelhante a esse, desta vez com participação do Terno de Reis e boi de mamãe para receber toda a comunidade, mas a pandemia nos limitou à ação nos bairros”, lamenta.
Apesar da limitação, o vereador garante que o Papai Noel sairá às ruas da cidade, como nos anos anteriores, respeitando distanciamento e higienização necessária.