Cristiéle Borgonovo
O relacionamento de amor e de dedicação com a confeitaria vem de berço. Desde menina, Luana Evelis Correia Farias Ávila, 26 anos, a Luka, vive em uma imersão de sabores. Filha de padeiro, ela revela que não estar no meio da confeitaria seria praticamente impossível. E nas festas de fim de ano, principalmente no Natal, uma mesa recheada de delícias não pode faltar.
Luana conta que desde criança, vendo tudo que era produzido e comercializado da panificadora da família, aos poucos se interessou e se apaixonou ainda mais por essa arte, a de cozinhar. Aos 18 anos decidiu se dedicar de fato a confeiteira, e lá se vão oito anos, onde além de muita prática, buscou se aprimorar de forma técnica, ao cursar bacharelado em gastronomia e muitos cursos. “Mas minha maior formação foram os anos dedicados a produção da panificadora da minha família”, ressalta.
A profissional conta que o Natal sempre foi uma época muito especial, pois além de momentos importantes em família, através dos bolos e tortas, ela destaca que consegue fazer parte do Natal dos clientes. “Sempre é uma época de trabalho muito intenso, mas ao mesmo tempo gratificante, pois se trata de uma época de união, família e partilha. Gosto de pensar que cada detalhe colocado em toda encomenda será notado e recebido como uma forma de carinho. Acredito que o Natal destaca muito meu trabalho, pois meu foco é cozinha afetiva”, explica.
Sobre os pedidos mais solicitados nesse Natal de 2023, Luana destaca que, como em vários outros mercados, na confeitaria também são fases. O primeiro Natal como confeiteira foi cercado de bolos coloridos, e por ainda não ter tanta experiência, ela focou no que sabia fazer de melhor, a torta Banoffe, que foi a primeira receita e o carro chefe daquele ano.
“Inovação é algo que deve ser constante na confeitaria para não se tornar obsoleto. Então, para esse ano de 2023 como de costume, fiz pesquisas do que estava em alta, assim como já foi a fase do Ninho e da Nutella, o pistache é a bola da vez”, destaca.
Luana ressalta que, além dos bolos tradicionais como ameixa com coco, Marta Rocha e os campeões de venda o bolo de estrogonofe de nozes com doce de leite e a cheesecake com geleia de amora, esse ano a inovação para o Natal de 2023 são: a guirlanda de brownie e queridinha cheesecake de pistache.
Receita brownie (guirlanda natalina)
250g manteiga
150g chocolate em pó 50% cacau
5 ovos
400g açúcar
150g farinha de trigo
1 forma redonda (25cm de diâmetro)
Modo de preparo:
-Em uma batedeira bata os ovos e o açúcar até dobrarem de tamanho e formarem uma espuma.
-leve a manteiga e o chocolate em pó ao microondas até a manteiga estiver líquida, mexa bem até ficar homogêneo.
-misture os ovos, a manteiga e a farinha de trigo, coloque na assadeira (forrada com papel manteiga), leve para assar a 180 graus por aproximadamente 40min.
Cobertura de brigadeiro
400g leite condensado
200gramas creme de leite
1 colher de chá de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó 50% cacau
Modo de preparo
Em uma panela misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar (ponto ideal é levantar a colher e ele não escorrer).
Montagem da guirlanda
Com o brownie frio, recorde a parte de dentro com uma faca (para que ele fique em formato de guirlanda).
Com o saco de confeitar, ou se preferir com uma colher espalhe o brigadeiro (frio) sobre o brownie.
Decore com chocolates, brigadeiros, bolachas natalinas.