No início de agosto, o músico de São João Batista, Carlos Vinícius de Melo Duarte, 26 anos, lançou um videoclipe da música Calmaria, de sua autoria. Disponível em seu canal do Youtube, a música já possui mais de 1,4 mil visualizações, em menos de um mês.
Duarte explica que a inspiração para escrever a letra da música surgiu em um daqueles momentos difíceis do dia a dia. “Acredito que todas as pessoas passas por dias difíceis, e nesses momentos costumo pegar o violão e colocar no papel isso que estou sentindo”.
Por isso, a “Calmaria” surgiu a partir do contraste entre uma vida difícil e a felicidade que o músico encontra nas coisas simples que a vida dá.
O músico destaca que “Calmaria” fala sobre alguém que está cheio de sonhos, querendo viver em um mundo mais fraterno e que percebe que não vai conseguir mudar o mundo, então resolve abraçar as coisas que realmente importam.
“Meu objetivo e a mensagem que desejo passar com a música é: talvez você não possa mudar o mundo inteiro, mas você pode mudar o seu próprio mundo e buscar se conectar com aquilo que te faz bem”, informa.
A gravação tanto da música como do videoclipe foi feita junto com o músico Nathan Abel, da Naza Vídeos. Foi ele também quem idealizou o videoclipe, sugerindo que o local, em uma praia escondida, em Porto Belo.
“Foi tudo muito rápido. Dentro de um mês gravamos a música, idealizamos o videoclipe e gravamos, e assim que ficou pronto, lancei”, conta o músico batistense.
“Calmaria” está disponível no Youtubee também já pode ser ouvida no Spotify.
Paixão de infância
Duarte revela que é músico desde os 12 anos, quando começou a estudar violão por incentivo de alguns amigos. “Mas, a música sempre fez parte da minha vida. Sempre foi algo que mexeu muito comigo”, diz.
Quando pequeno, ele lembra que ganhou um CD de rock nacional de brinde, em uma perfumaria, e ficava horas escutando as músicas e escrevendo as letras em um caderno para poder decorar. “Sempre gostei de cantar, mas precisava de um instrumento para poder acompanhar. E também, precisava entender de música para poder escrever minhas próprias canções”, comenta.
Com o tempo, o músico se aperfeiçoou e decidiu levar isso para a vida. Fez então a faculdade de Licenciatura em Música, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em 2012.
Há oito anos também trabalha como professor de música, na escola Musicando, em São João Batista, local onde ocorreu a gravação da música. “Dou aulas de violão, guitarra, baixo e canto. E, em Florianópolis, na GO Play, atuo como professor licenciado pela Full Voice Studios, que utiliza um dos métodos mais eficazes para o ensino de canto do Brasil atualmente”, detalha.
Novos projetos
Calmaria é a segunda música de autoria de Carlos, sendo que a primeira foi “Mil e Um Segredos”, lançada em 2017 pela banda João Grilo, na qual o músico também integrava.
“Meu estilo musical é o rock. Gosto muito de música soul, blues, porém o que mexe realmente com meu coração é o tal do rock n’roll”, diz.
Até o fim do ano, Duarte pretende lançar mais uma música de autoria própria, em parceria com o raper Will, também de São João Batista.
“Estou muito feliz com a repercussão que a música tomou e com a quantidade de pessoas que se sentiram tocadas pela canção”, comemora.
Ele ressalta que muitas pessoas que não conhecia também o parabenizaram pela música. “Isso significa que ela está levando uma mensagem positiva para as pessoas”, analisa.
Para acompanhar os trabalhos do músico basta seguir pelas redes sociais no Instagram, no Facebook e Youtube.