Alisson da Silva – 2° série do Ensino Médio
Algumas pessoas de mais idade relatam que no seu tempo não havia energia elétrica e água tratada, que tudo era muito difícil. As moradias eram construídas de madeira, que os colonos retiravam da natureza com seus próprios machados e juntas de bois. Construíam pequenas casas, com poucos cômodos, apenas quartos e uma cozinha.
No passado na Colônia, as casas não possuíam água encanada. Utilizavam calhas construídas com bambu, que traziam a água de ribeirões até a casa. Como banheiro usavam construções fora da casa, popularmente chamadas de patentes. Era uma estrutura de madeira construída em cima de um buraco ou ribeirão que ficava distante da casa.
Lavavam as roupas na mão, geralmente em pequenos córregos próximos. Para tomar um banho quente, se esquentava a água em um fogão a lenha. Na hora de ir dormir, o colchão era de palha de milho, o travesseiro de marcela e os cobertores eram feitos com penas.
Se não havia energia elétrica, ninguém tinha geladeira, então se guardava as carnes em latas de banha para se conservar. O café e o colorau se obtinham o pó através do pilão. O açúcar era feito nas moendas, a farinha no engenho e o fubá na tafona. Em geral, todos os alimentos que se fosse possível cultivar e preparar em casa deveriam ser produzidos.
Com o tempo, nada disso é mais visto, porém, ainda está guardado na memória de quem já enfrentou as dificuldades da vida no passado da Colônia.