Cristiéle Borgonovo
Sempre alegre e concentrada, Marilene Medina Pires, 55 anos, é motorista de ônibus escolar e trafega pelas ruas de São João Batista. Funcionária pública, ela atua na linha que transporta as crianças e adolescentes de Colônia Nova Itália e do distrito de Tigipió, através da Secretaria Municipal de Educação. É uma profissão que exerce com amor e muita dedicação.
Natural de Palmeira das Missões, na região das Missões Jesuítas, no Rio Grande do Sul, Marilene escolheu há 16 anos a Capital Catarinense do Calçado para morar. Desde menina, trabalhava no ramo calçadista, e foi por causa desse trabalho que se mudou para São João Batista. Ela conta que sempre admirou a profissão dos motoristas, pois um de seus irmãos era caminhoneiro, o que aumentava ainda mais sua admiração.
Depois, Marilene se casou. O marido era motorista de ônibus de excursões, e, por viajarem juntos, ela aprendeu a dirigir e a gostar ainda mais da profissão. “Depois, não consegui conciliar o trabalho fora, pois tinha as crianças. Por um longo período, tive um atelier de costura de calçados em casa”, conta.
Depois que os três filhos se casaram, Marilene conta que a filha viu que, em 2010, havia aberto em São João Batista um processo seletivo para motorista da Secretaria de Educação e fez a inscrição para a mãe. Foi então que iniciou as atividades no transporte escolar na cidade. Posteriormente, a mesma filha a inscreveu para o concurso público, no qual fez a prova e se efetivou em 2023.
Para Marilene, ser motorista é a realização de um sonho de menina. “Eu amo o que faço. Tenho muito carinho pela profissão. Transportar vidas é gratificante, ainda mais quando transportamos jovens e crianças para a escola, onde vão aprender”, diz.
Sobre a data
O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho. A data homenageia São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. Esse dia celebra os profissionais que, com dedicação e responsabilidade, transportam pessoas, mercadorias e desempenham um papel essencial na mobilidade e na economia do país.
Nesse dia, é dedicado a importância do trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários para garantir a segurança e o bem-estar de todos nas estradas e vias urbanas.
Como exemplo, a reportagem do Correio Catarinense trouxe a trajetória de Marilene, que encontrou na profissão de motorista a realização de um sonho e a oportunidade de contribuir com a educação e a comunidade.