Cristiéle Borgonovo
Nesse fim de semana acontece em São João Batista, a Capital Catarinense do Calçado a tradicional Festa do Sapateiro. A festividade tem a intenção de homenagear a maior classe trabalhadora da cidade. De acordo com o presidente do Sintrical – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados – Rafael Costa Perregil, a programação foi realizada para tentar atender aos trabalhadores do setor calçadista e também a comunidade da região.
Nessa sexta-feira, 25, acontecem as finais dos jogos da Copa do Sapateiro no Ginásio de Esportes Manoel Sertório Alves, o Manecão, no Centro, com início às 19h. O futsal feminino abre a noite de decisões, com a disputa da final, entre Ala Calçados e Camminare, às 19h. Em seguida, às 20h, tem a decisão do voleibol misto, envolvendo as equipes da ViaScarpa e da Di Valentini.
Depois, às 21h, é a vez da disputa de terceiro lugar do futsal masculino, entre Gabriê Calçados/Ana Jullian Calçados/Rover e Zabumba. Na sequência, às 22h, ViaScarpa e Coelho & Cia/Ser fazem a final da modalidade.
Confira a programação da festa:
Toda a programação ocorre na Sociedade Banda Musical, na Rua Célio Santiago Paulista, no bairro Carmelo. Sexta-feira, 25, após a entrega da premiação da Copa do Sapateira, show de abertura com Pagode CDB e DJ.
Sábado, 26, a partir das 21h inicia o Baile do Sapateiro com a banda Modão Sertanejo. Já no domingo, 27, a partir das 11h será servido o tradicional almoço além de sorteio de brindes para associados e baile com o grupo Bailado. Todo o evento é uma realização do Sintrical e Sincasjb.
O Dia do Sapateiro, celebrado em 25 de outubro no Brasil, em homenagem a São Crispim, o santo padroeiro da categoria. São Crispim e seu irmão, Crispiniano, são venerados como protetores dos sapateiros por dedicarem as vidas a esse ofício enquanto difundiam o cristianismo. Segundo a tradição, os irmãos, que viveram no século III, fizeram calçados para os pobres e pregaram a fé cristã na Gália, atual França, enquanto trabalhavam. Os dados reforçam a importância desses profissionais, fundamentais para a indústria e o artesanato, além de ser um momento de reconhecimento pela dedicação e maestria no ofício de criação artesanal.