Juliano César
O fim de semana será de Festa de São João Batista, o padroeiro do município. O evento é uma promoção da paróquia local e, neste ano, mudou o perfil das festividades, com menos atrações.
De acordo com o padre e pároco Élio Grings, o objetivo é uma festa mais próxima do espírito religioso e junto às famílias. “Sei que não vamos agradar a todos. Mas precisamos mudar o jeito de realizar a nossa festa. De saber o que realmente importa nesse momento”, disse.
Denominada de Semana com São João Batista, as comemorações iniciaram no sábado, 17, e prosseguem até este domingo, 25. A programação, que acontece na Igreja Matriz e no Salão Paroquial, é aberta a toda comunidade.
No sábado, 17, e domingo, 18, celebrou-se a santa missa. Segunda, 19, foi a vez do terço dos homens. Terça, 20, e quarta, 21, missa. Quinta, 22, adoração e missa. Nesta sexta-feira, 23, às 19h, tem a abertura da Festa Junina, com missa. Em seguida, às 20h, apresentação de ‘A Vivah’, show jovem com a família EPC.
Já no sábado, 24, Dia de São João Batista, 24, às 15h, tem Solenidade de São João Batista: carreata com a imagem do padroeiro, com a participação de todas as comunidades e missa. A partir das 17h30, Hyper Bingo com excelentes prêmios.
Domingo, 25, às 10h, Missa da Família, e 11h, tradicional almoço. No período da tarde, às 14h, apresentação da Apae. Já às 15h, animação com Stylos Musical.
Sem fogueira
Nesse ano, a paróquia decidiu por não realizar a tradicional queima da fogueira. Consequentemente, não haverá a queima de fogos de artifícios. “A fogueira e os fogos têm um custo desnecessário. Além do que, as pessoas de idade, crianças autistas e até mesmo os animais domésticos sofrem muito com o barulho dos foguetes”, disse o padre.