O coral Mbora’iVy’a (Canto com alegria) da aldeia indígena guarani TekoaVy’a (Aldeia Feliz) de Major Gercino se apresentará neste sábado, 19, na praça Jerônimo Silveira Albanas, às 10.
O evento faz parte da programação do Coral Mbora’iVy’a, projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
É um grupo musical formado por jovens, adultos e crianças da etnia, que se apresentam entoando cânticos de cunho religioso em homenagem aos deuses, à natureza e à sabedoria do povo.
Durante a apresentação haverá exposição de artesanato guarani, demonstrações de pintura corporal guarani e prática da Dança do Xondaro, a arte marcial do povo Guarani.
O evento tem apoio da Epagri, Prefeitura Municipal de Major Gercino e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino.
Sobre o Coral
O Coral Mbora’iVy’a é um grupo musical formado por jovens, adultos e crianças da etnia Guarani que se apresentam entoando cânticos de cunho religioso em homenagem aos deuses, à natureza e à sabedoria do povo Guarani.
O Coral tem o objetivo de fortalecer, valorizar e divulgar a riqueza dos aspectos culturais do povo Guarani, sua música, sua dança, suas crenças religiosas, seus artesanatos, seus grafismos faciais e corporais, sua dança do Xondaro (Guardião da aldeia) e sua língua.
Segundo Augustinho Moreira (nome guarani WeráTucumbó), líder do coral, “a musicalidade é uma forma de expressão que nós Guarani buscamos para expressar todo o sentimento que estamos vivendo. Sempre nos referenciando e conversando com o sagrado. Por isso, a música, o canto-dança estão interligados com o Nhandereko (modo de vida guarani), e com a comunicação com as divindades. Então a música serve também para o fortalecimento do espírito”, analisa.