Quem nunca esperou, ansiosamente, pela Páscoa para receber uma linda cestinha colorida, recheada de doces e chocolates? Para manter essa tradição e contribuir com a alegria da criançada, Ana Paula Valle, 40 anos, há quatro anos, decidiu aumentar a renda da família e produzir os itens para essa data comemorativa.
Neste ano, a dedicação ficou exclusivamente voltada para a produção de cestinhas. Ela lembra que assim que o filho nasceu, percebeu que esse tipo de produto não se achava no mercado com facilidade.
“Então comecei a fazer por casal dele. E no ano seguinte resolvi fazer para vender e foi um sucesso”, conta.
Paula, como é conhecida, faz as cestinhas somente por encomenda. Cada produto é produzido de forma única e personalizada, por isso, é preciso de um tempo maior de dedicação para que as cestas fiquem com acabamentos impecáveis.
“Como faço com papel, não tem como eu começar muito tempo antes, porque o papel pode desbotar. Então, até por isso, não consigo ter uma produção muito grande”, comenta.
Neste ano, Paula conseguiu produzir e vender 70 itens, apesar da meta ter sido de cem. “Vejo que têm muitas pessoas que devido a tudo que está acontecendo, pandemia e crise econômica, ficam receosas e até em dúvida para comprar”, diz.
Resgate de tradições
As cestinhas produzidas por Paula são feitas com papel Paraná, que é um tipo de folha de papelão reciclado, além do papel crepom, usado para decorar. “Mas, o meu forte, é que personalizo as cestinhas com os personagens de desenhos que as crianças gostam”, revela.
Para Paula, produzir as cestinhas de Páscoa também é uma maneira de resgatar as tradições de antigamente.
“Tem bastante procura sim pelos produtos, e a maioria das pessoas me dizem que são as cestinhas que tinha na época em que eram crianças, e que nunca tinham encontrado por aqui para comprar”.
Ela ressalta que ouvir essas palavras é bastante gratificante e a motiva ainda mais a produzir as cestinhas nesse estilo. “É uma maneira de trazer para nós, nos dias de hoje, nossas memórias de lembranças muito boas, da nossa infância”, afirma.
As cestinhas produzidas por Paula possuem tamanhos diferenciados, por isso, os valores variam entre R$ 20 a R$ 30.
Para este ano, já não é mais possível fazer novos pedidos, porém Paula lembra que no próximo ano retorna com as encomendas para a Páscoa. Os pedidos poderão ser feitos diretamente com ela, pelo telefone (48) 99125-7012.