Em homenagem aos 65 anos de emancipação político-administrativa de São João Batista, a Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira, 13, a sessão solene em alusão ao aniversário da cidade. A solenidade teve início às 19h30 no plenário Nelson Zunino, que contou com lotação máxima. Na oportunidade foram entregues os títulos de Cidadão Batistense e Cidadão Honorário.
Nesse ano os homenageados foram: Jardel Corrêa, William Souza dos Santos, Valmir dos Santos, Hélio Domingos Gonçalves e Levi Sottomaior de Souza Filho, como Cidadão Batistense e Jerry Edson Comper como Cidadão Honorário.
O presidente Mário Antônio Garcia Teixeira agradeceu a presença de todos e destacou a importância da homenagem. “É uma solenidade que já se tornou tradicional na semana de comemorações aos 65 anos do município. Todos os nomes aqui indicados têm os seus méritos pelos relevantes serviços prestados em nossa comunidade”, disse.
Os Homenageados
Jerry Comper construiu fortes laços com São João Batista
Jerry Comper, 48 anos, nasceu em Vitor Meireles, filho de Luiz Comper e Judite Comper. É casado há 23 anos com Vania Fronza Comper, e tem dois filhos, Guilherme Comper e Gabriela Comper.
Iniciou a vida laboral na terra natal como estagiário do BESC e depois atuou como caminhoneiro. Com experiência, de quase 20 anos, em administração pública teve início com a parceria e amizade com o Deputado Aldo Schneider (in memoriam), desde o primeiro mandato como prefeito do município de Vitor Meireles. Acompanhou o Deputado Aldo em toda a trajetória política. Nesse período exerceu inúmeras atividades de assessoria, inclusive o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Em 2018 Jerry Comper foi eleito deputado estadual e 2022 reeleito. Desde a época quando atuava como chefe de gabinete do então deputado Aldo estreitou fortes laços com São João Batista. Quando eleito deputado auxiliou a cidade com a destinação de emendas parlamentares, participou e agendou importantes reuniões com secretários de Estado para solucionar demandas do município e fez muitos amigos.
Atualmente aceitou o convite do governador Jorginho Mello para assumir a Secretaria do Estado de Infraestrutura. Para Jerry, o trabalho continuará a ser desenvolvido com o propósito de fazer o melhor para os catarinenses e dentro dos princípios das diretrizes levadas a efeito por seu mestre inspirador ‘Aldo Schneider’.
Pastor Valmir destaca a acolhida e receptividade do povo batistense
O pastor da Igreja Assembleia de Deus de São João Batista, Valmir dos Santos, 65 anos, é natural da Serra Catarinense, da cidade de Urubici. Há dois anos e três meses está na Capital Catarinense do Calçado, onde atua na presidência da igreja. Casado com Enoemia dos Santos, 60 anos é pai da Késia Priscila dos Santos, 37 e Abner dos Santos, 32.
Já morou nas cidades de Alfredo Wagner, Schrolder, Bom Retiro, Brusque, Tubarão, Jaraguá do Sul, Fraiburgo e Concordia.
Por São João Batista o pastor confessa ter um carinho muito especial. Além de ter sido muito bem acolhido por toda a comunidade da Assembleia de Deus, de serem alegres e receptivos, ele ressalta que a população da cidade é muito trabalhadora e formada por pessoas felizes mesmo passando por dificuldades, além de um povo de muita fé. Já no setor econômico destaca a força das indústrias e comércios.
Valmir ressalta também o carinho especial que tem por todos os departamentos da igreja, porém fortalece e destaca dois, um é o infantil e de adolescentes, pois é nele que se trabalha com a criança na formação de pessoas, sendo eles as sementes do futuro e também as missões, onde ajudam quem passa por dificuldades de extrema pobreza, como nos países africanos. Enaltece que a população batistense é de um coração enorme e está sempre disposta a ajudar quem necessita, sendo uma comunidade no qual muito se identificou.
Jardel é reconhecido pelo voluntariado que exerce em terras batistenses
Jardel Corrêa, 37 anos é natural de Nova Trento, porém foi em Major Gercino que viveu com a família até aos 12 anos. Em 1998 mudou-se para Blumenau, porém, por não se adaptarem a cidade, retornaram para Major Gercino. Ajudou os pais na agricultura até os 16 anos quando iniciou a profissão de cobrador de ônibus. Aos 17 começou a trabalhar na Instaladora Acris, lá atuou por 13 anos, passou pelos cargos de caixa, vendedor e gerente. Em 2016 foi convidado a atuar na equipe na Pehnk Materiais para Construção onde está até hoje.
Em 2001 mudou-se para São João Batista, é casado com Camila Sestrem Corrêa, 35 anos e é pai da pequena Beatriz Corrêa de seis. Jardel é conhecido na comunidade pelo empenho e dedicação ao voluntariado.
Em 2009 conheceu o trabalho escoteiro e fez parte da equipe que reativou o Grupo Escoteiro de São João Batista em 2009. Se formou chefe do Ramo Escoteiro e fez todos os cursos concluindo a Insígnia da madeira. Ainda sobre o grupo foi diretor técnico de 2015 a 2016, presidente por dois mandatos, de 2017 a 2020. Em 2022 assumiu a direção da gestão de adultos.
Por meio do movimento escoteiro conheceu o movimento de rádio amador em 2012, no qual se encantou, onde atualmente é membro na função de tesoureiro. É Bombeiro Comunitário e formou-se na turma de 2014, onde presta apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista com plantões. Jardel também e membro da Família EPC da Igreja Católica. É um apaixonado por São João Batista e se revela um apaixonado por São João Batista.
Empresário Levi está há 11 anos em São João Batista
Levi Sottomaior de Souza Filho, 40 anos, é natural de Curitiba, a capital paranaense. Casado com Joyce Setti Sottomaior é pai da pequena Ágatha Setti Sottomaior de quatro anos. Há 11 anos foi o coração que lhe vez escolher São João Batista para morar. Advogado e com mestrado em Direito Ambiental, ao lado da irmã atuava na área do direito no escritório no qual era sócio.
Ao conhecer Joyce e começarem a namorar, revezavam os fins de semana de vindas a Santa Catarina e ela de idas ao Paraná. Porém chegou um momento que ficou exaustivo a ponte aérea e se casaram. Por um período Levi atuava no escritório de advocacia em Curitiba três vezes na semana e nos fins de semana e nos outros dois dias auxiliava a esposa na empresa Quimicolla Indústria Química, em São João Batista.
Com o aprofundamento nos trabalhos de diretor executivo na empresa ao lado da esposa, optou por focar nos trabalhos em São João Batista e não dar continuidade como advogado.
Hoje investem na cidade, moram aqui e Levi confessa que se rendeu aos encantos de São João Batista, principalmente por ser uma cidade tranquila, de trânsito sem engarrafamentos, de uma população acolhedora e muito receptiva. Outros fatores que destaca é a segurança e a excelente localização próximo ao litoral e a Capital do estado. “A família da Joyce me acolheu muito bem fiz grandes amigos e parceiros aqui e hoje não vejo lugar melhor para estar com a minha família, principalmente para a criação da nossa filha”, conclui.
William escolheu São João Batista há 18 anos
William Souza dos Santos, nasceu em Lages, na Serra Catarinense. Em 2005 mudou-se para São João Batista. O primeiro trabalho na cidade foi como injetor de sola para calçados, depois atuou como frentista de posto, vendedor, estoquista e gerente de loja. Atualmente, desempenha o cargo de executivo na CDL – Câmara de Dirigentes e Lojistas – de São João Batista e no Sincomvati – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Vale do Rio Tijucas e na CDL de Joinville.
Escolheu São João Batista para morar e constituiu sua família. Casado, é pai de duas meninas, Maria Luiza e Gabriela. Com uma sólida trajetória de oito anos no setor de entidades, William se dedica incansavelmente ao trabalho nos sistemas da CNC e CNDL. Durante esse período, ele adquiriu valiosos conhecimentos sobre empreendedorismo e as dinâmicas envolvidas em entidades de classe sem fins lucrativos.
Em relação à formação acadêmica, William possui um diploma de Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo SENAC/SC, conquistado em 2017. Além disso, concluiu um MBA em Gestão Estratégica Corporativa pelo SENAC/SC em 2020 e um MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP em 2021. Ele também investiu em diversas especializações para aprimorar suas habilidades.
William Santos é uma figura respeitada no campo empresarial e demonstra habilidades de liderança, competência em gestão e um compromisso constante com a excelência. Participante ativo de sociedade Batistense representando o setor empresarial do comércio e serviços em diversas conselhos municipais como suplente ou titular. Além de outras cadeiras como conselheiro de entidades de classe a nível estadual.
Hélio nasceu em Brusque e está há 40 anos em São João Batista
Hélio Domingos Gonçalves, 64 anos, nasceu em Brusque, mas aos 23 se rendeu aos encantos de São João Batista. Há mais de 40 anos na cidade, viu a evolução, transformações e até mesmo a chegada do título de Capital Catarinense do Calçado.
Em Brusque trabalhava como cobrador, em uma funerária e viu em São João Batista o potencial para empreender no próprio negócio. Ao lado da esposa em 28 de fevereiro de 1983 se tornou um morador de São João Batista, onde a paixão pela cidade cresceu a cada dia, criou raízes, construiu amizades verdadeira e se revela um batistense de coração. Aqui também nasceram os dois filhos, Michele e Michael Gonçalves.
Hélio descreve o povo batistense como acolhedor, de bom coração e pessoas do bem. Aqui iniciou o próprio negócio, o Bar do Hélio que tem 40 anos de fundação. Por ali passaram pessoas de todas as classes sociais, porém todos sempre foram tratados com muito respeito. Pela janela do bar e nas andanças pela cidade acompanhou a progresso. O número de moradores aumentou, as ruas de chão batido receberam pavimentação, os prédios surgiram e a transformação continua. “Fico muito honrado em receber esse título, pois hoje não me vejo morando em outra cidade”, conclui.