Cristiéle Borgonovo
Há mais de duas décadas, os Bombeiros Comunitários de São João Batista têm sido um pilar de apoio e segurança para a comunidade. Eles conquistaram um espaço de respeito e trabalho árduo perante a população, sendo uma peça-chave no atendimento de emergências e na realização de atividades preventivas e educativas.
Atualmente, o grupo conta com 39 bombeiros ativos e mais 17 alunos em período de formação. Eles atuam em conjunto com 17 Bombeiros Militares efetivos para atender ocorrências em Nova Trento, São João Batista e Major Gercino. A colaboração dos Bombeiros Comunitários é essencial para garantir que todos os atendimentos sejam realizados com excelência.
Desde a formação da primeira turma de Bombeiros Comunitários em 2003, a associação se dedica a servir a população há 21 anos. Como uma entidade sem fins lucrativos, com registros legalizados e prestações de contas, os Bombeiros Comunitários não apenas auxiliam em primeiros socorros, mas também participam de diversas atividades beneficentes e educativas.
Entre suas ações destacam-se a participação preventiva em eventos municipais, palestras em empresas e órgãos públicos, o Projeto Social Bombeiro Noel, a Corrida do Fogo, além de projetos de captação de recursos e aquisição de equipamentos.
O comandante do 3º Pelotão do Bombeiro Militar, 1º Tenente Daniel Gonçalves, ressalta a importância dos Bombeiros Comunitários para a atuação do Corpo de Bombeiros Militar em São João Batista e região. Segundo ele, a presença dos comunitários é vital para o atendimento de diversas ocorrências e para a rotina diária do quartel, que inclui a conferência e manutenção de equipamentos e viaturas, bem como a realização de treinamentos contínuos.
Vale destacar que em 2013, Adriano Feller de Souza, que fazia parte do Curso de Bombeiros Comunitários, passou no concurso de Bombeiro Militar e hoje atua em nosso quartel como Cabo Feller. A história se repetiu em 2023 com Vinicius dos Santos, também aluno do Curso de Bombeiros Comunitários, que prestou concurso e hoje é Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.
O presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários de São João Batista, Patrick Michelutti, Bombeiro Comunitário desde 2013, destaca a honra de presidir essa associação que conquistou um respaldo perante a população. “Ser um bombeiro comunitário é uma dedicação de amor ao voluntariado e à farda. Cada membro da associação está disposto a enfrentar qualquer evento para garantir um ambiente mais seguro e fazer a diferença na vida das pessoas”, conclui.