No sábado, 29, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib) realizou sua VIII Assembleia Geral Ordinária (AGO), na Câmara Municipal de São João Batista. O evento marcou os 189 anos da vinda dos 186 pioneiros italianos, que chegaram ao Brasil no navio Correio, proveniente de Gênova, na Ligúria.
Eles desembarcaram no Porto de Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina, e, no mesmo ano, 132 destes pioneiros fundaram a Colônia Nova Itália no alto vale do rio “Tijucas-Grande”, no atual município de São João Batista.
“O evento foi essencial para quem deseja melhor conhecer e contribuir para a preservação da história e cultura da imigração italiana no Brasil”, destacou o historiador Paulo Vendelino Kons. Paulinho, como é mais conhecido, que conduziu toda reunião.
Durante a Assembleia foi a apresentado um Painel Especial sobre os frutos da missão do embaixador da Adanpib, Charles Boni, à Itália, onde discutiu com autoridades sobre o fortalecimento dos laços entre os dois países. Boni relatou também a possibilidade de Gemellaggio com a cidade de Sassello, situada nas proximidades de Gênova, na região da Ligúria. “Foi de Sassello que saiu uma parcela significativa dos 186 pioneiros italianos que, em 1836, cruzaram o Oceano Atlântico”.
Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural.
Já o consultor da província autônoma di Trento para o estado do Paraná e Santa Catarina e Conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior PR/SC, Jonas Oscar Lenzi destacou a importância de manter ativo o relacionamento com a Itália e especialmanete com foco na revitalização dos laços com a região italiana da Ligúria, de onde partiram os 186 pioneiros italianos que emigraram para o Brasil e na valorização da Colônia Nova Itália.
A jornalista e mestra em História, Marcia Peixe Vargas destacou que a exitosa missão do embaixador Charles (Cavilha) Boni em Gênova e Sasselo, na região da Ligúria, em muito contribuiu para melhor encaixar as “muitas peças desse quebra-cabeça de quase dois séculos”.
Festa na Colônia Nova Itália
A Assembleia definiu quea Festa Típica Lígure Italiana, comemorativa dos 189 anos da fundação da Colônia Nova Itália, que marca o início da imigração italiana no Brasil, promovida pela ADANPIB, será realizada em 14 de setembro de 2025, sendo a santa Missa celebrada às 10h. Os festejos, realizados no salão de festas da capela São José, terão os Peixe e Peixer como família homenageada. Descendente do pioneiro Stefano Formento, Max Formento, o novo Diretor Executivo de Estrutura Promocional da ADANPIB, será o coordenador-geral dos festejos lígure-italianos.
Presidente de Honra
Por unanimidade, os 40 participantes da Assembleia Geral aprovaram a concessão do título honorífico de Presidente de Honra da Diretoria Executiva da ADANPIB ao memorialista e agricultor José Sardo, o Saulo.
Segundo o presidente da Assembleia, historiador Paulo Vendelino Kons, a outorga do título honorífico a José Sardo está fundamentada nos “relevantes serviços prestados, há mais de três décadas, de resgate e perenização da história da pioneira colônia de imigrantes italianos no Brasil, a Colônia Nova Itália, fundada no ano da graça do Senhor de 1836, no alto vale do Rio “Tijucas-Grande”, no atual município de São João Batista, bem como nos oito anos nos quais Sardo presidiu a Diretoria Executiva da ADANPIB.”
Pauta
- Escolha e posse da nova Diretoria Executiva;
- Aprovado Relatório de Administração de 2024;
- Planejamento da festa comemorativa dos 189 anos da Colônia Nova Itália;
- Criação de novas diretorias voltadas para a cultura lígure e italiana;
- Homenagem ao agricultor e memorialista José Sardo;
- Eleição de membros para os Conselhos de Administração e Fiscal.
Objetivo: A ADANPIB busca não apenas resgatar e preservar as tradições italianas no Brasil, mas também corrigir um erro histórico: o reconhecimento da Colônia Nova Itália como o berço da imigração italiana, um marco para a história de Santa Catarina e do Brasil. A participação dos descendentes e amigos da Colônia Nova Itália é fundamental para as decisões que moldarão o futuro da associação e o resgate da cultura italiana no Brasil.
DIRETORIA EXECUTIVA e CONSELHOS da ADANPIB 2025/2027
Integrada pelo Diretor Presidente, pelo Diretor Vice-Presidente, pelo primeiro e segundo Diretor-Secretário, pelo primeiro e segundo Diretor-Tesoureiro, pelo Diretor Executivo, pelo Diretor Executivo Adjunto e pelos 7 (sete) Diretores Técnicos, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução.
PRESIDENTE DE HONRA – José Sardo, o Saulo
DIRETOR PRESIDENTE – Mario Cesar Pera
DIRETOR VICE-PRESIDENTE – Mario Jose Soares
PRIMEIRO DIRETOR-SECRETÁRIO – Edésio Pedrinho Tomasi
SEGUNDO DIRETOR-SECRETÁRIO – Edenilce Rugeski
PRIMEIRO DIRETOR-TESOUREIRO – Graziela Dilma dos Santos Lucktemberg
SEGUNDO DIRETOR- TESOUREIRO – Carmen Piasson
DIRETOR EXECUTIVO – Paulo Vendelino Kons
DIRETORA EXECUTIVA ADJUNTA – Daiane Cristini Velho
DIRETORA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO – Pamela Brenner Duraes Boni
DIRETORA EXECUTIVA DE PESQUISA – Marcia Peixe Vargas
DIRETOR EXECUTIVO DE ENSINO – Edésio Pedrinho Tomasi
DIRETOR EXECUTIVO DE ESTRUTURA PROMOCIONAL – Maxissuel Formento, o Max
DIRETOR EXECUTIVO DO NÚCLEO LÍGURE E DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Charles Boni
DIRETORA EXECUTIVA DE FOMENTO E DIFUSÃO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS E FOLCLÓRICAS LÍGURES E ITALIANAS – Rosana Sardo Kreusch
DIRETORA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO – Caroline Cavilha dos Santos Hashimoto
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Composto por 12 (doze) membros titulares e 6 (seis) membros suplentes, eleitos entre os associados, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução.
TITULARES
Almir Peixer
Angela Maria Soares
Gustavo Grimm
João Soares – PRESIDENTE
Jonatam Gonçalves Cordeiro
Josiana Feler – SECRETÁRIA
Juliano Peixer
Júlio Cesar (Bozzano) Xavier
Marcos Aurélio
Melcio Puel – VICE-PRESIDENTE
Nelson Zunino Neto
Rodrigo Luiz Trainotti
SUPLENTES
Caroline Cavilha dos Santos Hashimoto
Edson Angeli
Laurindo José Kons
Matheus Quintino Pera
Pamela Brenner Duraes Boni
Raphael Paterno
CONSELHO FISCAL
Composto por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes, eleitos entre os associados, excetuando integrantes do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução.
TITULARES
Donizete Peixer
Dirleni Dalbosco – SECRETÁRIA
Nayara de Fátima Santos – PRESIDENTE
SUPLENTES –
Rudnei Sardo
Ana Paula Piason
Pioneiras famílias de imigrantes italianos no Brasil, que fundaram a Colônia Nova Itália, em 1836:
Pesco, Pesce, Peixe ou Peixer | Riolfo | Alerto | Caviglia | Montado |Sardo, Sarda ou Sardá | Gambelli | Busano, Busana, Bozzano |Ramascy | Mattia ou Matias | Giordino | Poleres | Pislori
| Riban |Benotti | Grosso | Rilla | Valerino | Zunino | Ratto | Pastorio |Madona | Formento
| Suzeno | Pera
Posteriormente, outros imigrantes se estabeleceram na Colônia Nova Itália, como as famílias Sartori, Angeli, Corsani, Trainotti, Puel, Mazoto, Martini, Tomazoni e Sgrott.
Saiba mais
A Assembleia Geral pode ser vista na íntegra na fanpage da Câmara de Vereadores, nesse link: https://www.facebook.com/camaradevereadoressjb/videos/1646338876018482