Cristiéle Borgonovo
A história do Supermercado Puel, no Centro de São João Batista, também é parte da história de vida das irmãs gêmeas Sandra Rogéria Soares e Sônia Regina Soares, 51 anos. Elas iniciaram as atividades quando tinham 14. Aos 16 assinaram a carteira de trabalho, que até hoje tem o registro de 35 anos no comércio da família Puel.
Sandra foi a primeira a ser contratada pelos patrões, na época, Elza e Abílio Puel. Não demorou poucos meses para a irmã Sônia também iniciar no comércio.
Mesmo se passando 37 anos do primeiro dia de trabalho, elas estão sempre ativas e quem frequenta o local nunca as veem paradas. “Fizemos de tudo, desde limpeza, padaria, abastecimento, caixa, açougue, escritório, organizar as frutas e verduras, não temos medo de trabalho”, brincam. As irmãs destacam que amam o que fazem e não se imaginam trabalhando em outro lugar.
Quando iniciaram, os patrões eram Abílio e Elza. Hoje é o filho Adriano Puel, o Geada, que gerencia o comércio. “Ele se criou aqui dentro com a gente. Temos respeito por ser nosso patrão, mas também amizade e carinho especial como parte da nossa família” revelam.
Dessas quase quatro décadas de dedicação, recordam da época em que vendiam galinha viva, produziam e comercializavam linguiça, entre tantas mudanças que vieram. As irmãs transformaram o trabalho em uma extensão carinhosa da própria casa. Iniciaram solteiras, casaram, tiveram filhos, formaram eles na faculdade e hoje são avós.
Sônia, por exemplo, ia para o trabalho e levava os filhos junto com ela. Colocava em um carrinho onde trabalhava e cuidava deles. “Também queremos registrar a gratidão que temos por dona Elza, ela foi como uma segunda mãe para nós. Muitas vezes nos aconselhou e sempre nos tratou com muito carinho e respeito”, ressaltam.
As gêmeas revelam que para um emprego ser duradouro, primeiro passo é gostar do que faz, além de também ter respeito pelas pessoas que trabalham próximo. “O essencial é sempre ser equipe”, concluem.