Calouros e veteranos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) iniciam as aulas nesta segunda-feira, 1. Enquanto os novos estudantes são recepcionados presencialmente em suas salas de aula, no campus Santa Terezinha, o ano letivo iniciará para os veteranos dos cursos de Graduação na modalidade take-home.
A reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, lembra que os calouros do primeiro semestre de 2021, e os alunos do curso de Medicina, de todas as fases, terão 100% das aulas no método presencial, seguindo todos os protocolos de segurança. Já para os veteranos dos demais cursos, a partir da segunda semana, as aulas serão ministradas em quatro modalidades: presencial, take-home, híbrido e bimodal. O método adotado para cada disciplina será repassado aos estudantes, de acordo com o planejamento de cada curso.
“Mais uma vez estamos nos reinventando e nos adaptando à nova realidade, e são em momentos como este que percebemos o valor da educação para crescermos como seres humanos. Força e coragem são características do nosso povo, que mesmo em tempos difíceis se reergue e continua a caminhada mais forte. E é assim que queremos fazer de 2021 um ano especial e único na vida de cada estudante que decidiu compartilhar o seu presente e futuro com a Unifebe”, enfatiza Rosemari.
Colégio Unifebe
O ano letivo também iniciou nesta segunda-feira, 1, para os estudantes do 1º, 2º e Terceirão do Colégio Unifebe. As aulas ocorrerão de forma 100% presencial, seguindo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos competentes. A instituição também adotará o método bimodal para os estudantes que optarem por não voltar presencialmente.
A modalidade bimodal passou a ser utilizada de modo experimental a partir de outubro de 2020, e se mostrou exitosa, permitindo que as aulas presenciais e virtuais sejam realizadas simultaneamente. Três salas utilizadas pelos estudantes do Colégio Unifebe já foram equipadas, em 2020, com câmeras em 4k. Em cada sala, as câmeras são programadas para gravar exatamente a parte do quadro que está sendo utilizada pelo professor, e além das câmeras, o equipamento conta com microfones bluetooth com alta captação de áudio. De casa, os alunos do grupo de risco, que não poderão participar da aula presencialmente, acompanharão tudo pelo Google Meet e ainda poderão interagir com o professor e colegas de sala.
Aula Magna virtual
Os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) iniciam na próxima semana mais um ano letivo, e para recepcionar os novos estudantes, a instituição preparou uma programação de boas-vindas. Este ano, a tradicional Aula Magna do curso será realizada virtualmente. O evento que marca o início da quinta turma será transmitida na terça-feira, 2, a partir das 19h, pelo canal do YouTube da Unifebe. Durante a solenidade, o doutor André Palmini abordará o tema “Bem-vindo ao cérebro social: nossa caixa de ferramentas para sermos bons médicos”.
Já na quarta-feira, 3, os estudantes conhecerão presencialmente a Unifebe. Antes da visita guiada, o doutor Fernando Arruda conversará com os novos alunos sobre que tipo de médico precisamos. As aulas iniciam na quarta-feira, 4, a partir das 8h20, logo após a divisão dos grupos de estudos, no auditório do Bloco C.
A quinta turma do curso de Medicina da Unifebe já utilizará os laboratórios do Bloco da Saúde Doutor Carlos Moritz, espaço inaugurado em dezembro de 2020. Com metodologia ativa de aprendizagem, o curso oportuniza aos estudantes, experiências práticas desde o primeiro semestre.
“Estamos na expectativa para dar as boas-vindas a estes alunos que confiaram em nosso curso, nossos professores, nossa estrutura e em nossa universidade, sua tão sonhada formação em Medicina. Aqui, eles encontrarão a melhor instituição e contarão com o que há de mais moderno e inovador para formação médica”, enfatiza o coordenador de Medicina da Unifebe, doutor Osvaldo Quirino de Souza.