No dia 1º de agosto, o SindiEducar encaminhou o ofício nº 27/2022 à Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista, para que o Poder Legislativo intervenha junto ao Poder Executivo, objetivando o oferecimento de capacitação do corpo docente, bem como palestras aos alunos da Rede Municipal de Ensino, sobre o tema “Violência Doméstica e Sexual”.
Segundo o SindiEducar, tal iniciativa foi motivada pela omissão do Executivo em responder ao Oficio nº 19 de 27 de junho, em que a entidade sindical buscava a implementação de tais medidas, inclusive aproveitando-se o recesso escolar, no caso da capacitação dos professores.
Segundo o presidente do SindiEducar, Deivid Herartt, “a escola é um local de produção e circulação do conhecimento e temos que tratar de todos os assuntos, de forma a esclarecer todas as dúvidas dos alunos, inclusive aspectos preventivos acerca da violência doméstica e sexual.”
Para Herartt, “os tristes episódios ocorridos em Major Gercino e Tijucas, trouxeram à tona a necessidade e a importância de se debater o tema em todos os ambientes frequentados por nossas crianças e adolescentes”.
Ainda de acordo com o dirigente sindical “é importante que os professores tenham clareza sobre os tipos de violência contra a criança, sendo a informação uma das melhores ferramentas para a prevenção de abusos”.
Para a entidade a participação de todos é de extrema importância e, por isso, se buscou o apoio dos Vereadores batistense para que essas importantes medidas sejam implementadas o mais brevemente possível.