Representantes da administração municipal de São João Batista participaram na quarta-feira, 19, de uma reunião da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) sobre Segurança nas Escolas. O encontro, realizado na sede da entidade, que reúne os 22 municípios da região, teve como objetivo trocar experiências e debater ações conjuntas a serem colocadas em práticas em relação ao tema.
Investir em prevenção na comunidade escolar e entorno das unidades escolares e na criação de espaço permanente para aperfeiçoar protocolos de segurança foram as principais conclusões da reunião. Também foi debatida a necessidade de consultar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto aos investimentos emergenciais feitos em segurança e buscar apoio dos governos federal e estadual para a implementação das medidas.
“O momento requer que mais uma vez estejamos unidos para garantirmos em nossos municípios ambientes escolares saudáveis e acolhedores, com prevenção, integração e com estímulo a cultura de paz”, ressaltou o presidente da Granfpolis, o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Rodrigues.
Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil de São João Batista, Kleber de Moura, apresentou uma cartilha elaborada pelo Município com sugestões a pais, professores e alunos sobre Segurança nas Escolas. A cartilha será disponibilizada às demais cidades para que possam a utilizar como modelo. Moura também foi convidado, junto ao secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Coronel Araújo Gomes, para integrar a mesa de debate como especialistas na área.
Ainda participaram do encontro, representando a Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, a diretora de Ensino Fundamental, Bruna Thais da Silva Ribeiro, e a orientadora da Educação Especial, Jeruza Mafessolli de Souza.