Estudantes da rede municipal de ensino de São João Batista estão recebendo orientações sobre o combate à dengue. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da mobilização de todos para frear o avanço da doença, que, apenas em 2024, já teve 143 casos contabilizados no município.
Efetuadas de uma forma leve e didática, as atividades contemplam dicas de pequenas atitudes que podem fazer a diferença para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. O objetivo é que as crianças e adolescentes também multipliquem as informações junto às suas famílias e vizinhanças, estimulando a conscientização de toda a comunidade.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio dos agentes comunitários de saúde, sob a coordenação da Atenção Primária de Saúde, contando com o apoio da Secretaria de Educação e das unidades de ensino.
Combate
O bairro Timbezinho recebeu no fim da tarde de quinta-feira, 14, uma pulverização de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como “fumacê”. A operação de combate à dengue, que tem como objetivo a eliminação de mosquitos adultos, foi promovida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC).
Conforme destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista, esta será a primeira ação do tipo a ser executada no município e foi definida por critérios estabelecidos pela Dive/SC.