Entre os dias 25 e 27 de outubro, o professor e historiador Malcon Gustavo Tonini foi um dos representantes da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e do Grupo de Pesquisa do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em evento acadêmico internacional em Florianópolis. Tonini apresentou pesquisa sobre bruxas e benzedeiras no contexto do projeto Memórias da Colônia, em Simpósio Temático sobre o ensino de história, e também lançou seu livro no meio universitário.
O evento em questão, foi o V Seminário Internacional História do Tempo Presente, que é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC, e teve como objetivo aproximar pesquisadores nacionais e internacionais capazes de contribuir tanto para a compreensão de fenômenos históricos transcorridos ao longo do século XX e início do século XXI, como para a reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos de uma História do Tempo Presente.
Entre os conferencistas que estiveram presentes ao evento no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Udesc, em Florianópolis, estiveram Nelson Maldonado Torres, da Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos da América e Mariana Mastrangelo, da Universidade de Buenos Aires, dentre outros representantes de universidades brasileiras e de outras de países da América do Sul. O evento também teve uma Aula Show com a Escola de Samba Protegidos da Princesa, representante do carnaval da Ilha de Santa Catarina.