Os alunos da rede municipal de ensino de São João Batista participaram, nesta semana, da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas foram aplicadas para cerca de 1 mil alunos das escolas Alice da Silva Gomes e Professora Araci Espíndola Dalsenter.
Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país, alcançando, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.
Nesta primeira fase, as provas são aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, sendo divididas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os estudantes tiveram 2h30 para resolver as 20 questões do exame.
A relação dos candidatos aprovados para a próxima e última etapa será divulgada em 2 de agosto. Já a segunda fase da olimpíada será realizada nos locais previamente informados pela OBMEP. O exame será composto por seis questões discursivas e está marcado para 7 de outubro.
Sobre a OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. Mais informações sobre a competição podem ser conferidas no site www.obmep.org.br.