Juliano César
O estudante Guilherme Alberto Rocho da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, ainda comemora os bons resultados obtidos na reta final do ano de 2024, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ele conquistou uma medalha de prata nacional e uma de ouro na etapa estadual.
A paixão pela matéria vem de berço, pois seu pai, Carlos Alberto Rocho é professor de Matemática e sempre o incentivou a se dedicar aos números. E na escola, ele conheceu a Obmep no 6° Ano, quando participou pela primeira vez. No ano seguinte veio a pandemia, então ele decidiu estudar para a competição, pois ficou com tempo livre. ‘Sempre gostei muito de matemática, mas o jeito que ela é abordada nessa prova é muito diferente e foge do que é visto na escola, e esse desafio me fez gostar ainda mais”, destaca.
E o estudante conheceu outras competições, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), onde foi premiado, incluindo uma medalha de ouro na edição online em 2021 e bronze em 2022. Também teve contato com a Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), que é uma competição em grupo, com duas medalhas e uma menção honrosa.
Em 2022, Guilherme ganhou uma medalha de ouro, conquistando o 14º lugar nacional e 1º lugar na estadual, na categoria de escola pública no nível 2. Por ser medalhista, ele também participou do Programa de Iniciação Científica Jr.(Pic), onde recebeu uma bolsa mensal.
Ainda em 2023, ano em que introduziram medalhas estaduais na Obmep, ao participar pela primeira vez do nível 3, o aluno conseguiu uma menção honrosa nacional e uma medalha de bronze estadual.
Escola
De acordo com a diretora da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, Mariangele Amorim Griga, a comunidade escolar está muito orgulhosa do Guilherme, uma vez que ele possui uma trajetória de estudo e dedicação, merecendo essa valorização e reconhecimento. “Que outros estudantes possam se inspirar e seguir no mesmo caminho, pois a educação transforma vidas”, aponta ela.