Os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, celebram hoje, nesta segunda-feira, 25, 127 anos do Distrito de Claraíba, em Nova Trento.
De acordo com a diretora Talita Postai, os alunos do 9º Ano realizaram um painel, retratando os estabelecimentos do distrito. Além disso, foi contada a história do local e prestada a devida homenagem.
Breve história
Antes de se chamar Aliança, a localidade era conhecida pelo nome de Dezesseis, pois ficava a 16 quilômetros da sede da colônia de Brusque.
O distrito de Aliança, hoje Distrito de Claraíba, foi criado oficialmente em abril de 1895 por meio de uma resolução municipal. O seu maior idealizador, o senhor Carlos Bayer, foi um comerciante e político local.
Em 1943, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, publicou um decreto proibindo a repetição de nomes de cidades ou vilas. No estado de Pernambuco já existia uma cidade com o nome de Aliança, cuja existência era anterior ao distrito de Aliança, em Nova Trento.
Desta forma, no mandato do então prefeito de Nova Trento, Irineu Busnardo, foi promulgado um decreto estadual alterando o nome de Aliança para Claraíba, que vigora até os dias atuais.
O nome Claraíba
Segundo os motivos que acompanham o decreto que mudou o nome do distrito, a designação foi dada pela existência da árvore claraíba, nas redondezas da vila, e era utilizada na construção, de acordo com Henrique Carlos Boiteux.
Segundo o livro Árvores Brasileiras, Volume 1, do Botânico Harri Lorenzi, a árvore claraíba também pode ser chamada como louro branco ou louro preto. Ela pode chegar a 10 metros, é uma árvore ornamental, e tem floração de flores brancas e pequenas.