Nesta semana, na segunda-feira, 20, e terça, 21, a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Angela Costa, esteve na Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes, no distrito de Tigipió, em São João Batista, onde ministrou um curso com estudantes e professores.
O curso é fruto da parceria entre a escola estadual e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), por meio da extensionista social em São João Batista, Marines Simone Richwicki. As atividades contemplaram conhecimentos sobre olericultura, incentivando os estudantes para a produção de hortaliças, em casa, mas principalmente na horta escolar.
Recentemente a escola de Tigipió foi contemplada por um projeto da Cresol, o que possibilitará a cobertura da horta com sombrite, a instalação de um sistema de irrigação, compra de novas ferramentas e instalação de iluminação para a horta poder ser usadas nas aulas do Novo Ensino Médio, no período noturno.
“O conhecimento proporcionado pela filosofia educacional da escola, acaba auxiliando pequenos produtores da comunidade a alavancarem a produção de alimentos, gerando emprego e renda e fortalecendo a agricultura familiar do município, além de fazer com que os estudantes se identifiquem com o lugar onde vivem, valorizando as atividades no campo”, destaca a extensionista da Epagri.