A Secretaria Municipal de Educação de Major Gercino realizou neste mês de dezembro a terceira entrega dos kits de alimentação escolar aos familiares dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino.
Ao todo, após três entregas (maio, agosto e dezembro), o total foi de 340 kits alimentares.
Anteriormente, no mês de março, o estoque que havia na Secretaria de Educação, foi doado ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que entregou às famílias mais necessitadas.
Durante a última semana, foram entregues 120 kits, distribuídos em três locais: Escola Municipal Josefina Boiteux, em Boiteuxburgo; Escola Municipal Pinheiral e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Locks, no Centro.
Em todos os kits, a Secretaria de Educação incluiu itens da agricultura familiar orgânica.
“Até porque temos a cooperativa de orgânicos que fornece para a Rede Pública”, destaca a nutricionista Ana Luiza Dorneles.
Os kits contavam com arroz, macarrão, farinha de trigo, açúcar, farinha de mandioca, extrato tomate, leite, óleo de soja, biscoito água e sal, biscoito de leite, achocolatado em pó, leite, sal, ovos e pão fatiado.
Da agricultura, destaque para a banana, feijão e suco de uva. “Atendemos cerca de 70% das famílias e 60% dos estudantes, pois a maioria das famílias têm mais de um aluno na escola”, informa o secretário de Educação, Bruno Roberto Liceski.
Segundo Ana Luiza, os kits com alimentação de qualidade serviram como um auxílio às famílias que mais necessitavam em um ano tão difícil economicamente, devido à pandemia da Covid-19.
No entanto, ela ressalta que o objetivo é que haja uma normalidade nas aulas em 2021, para que os estudantes tenham acesso aos projetos de educação nutricional, que vêm sendo realizados desde 2018, na Rede Pública Municipal de Ensino de Major Gercino.