Os municípios do Vale do Rio Tijucas já se preparam para o retorno das aulas presenciais, no próximo mês.
Na região, o início das aulas na rede municipal ocorre em datas diferentes em cada município.
Já na rede estadual, os estudantes começarão as atividades letivas em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro.
O calendário letivo foi enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SEC) para orientação das coordenadorias regionais e escolas.
No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 inicia com a semana pedagógica, no período de 3 a 12 de fevereiro, com o objetivo de assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.
O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19.
Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.
O “Tempo Escola” consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos.
Já as atividades pedagógicas que compõem o “Tempo Casa” podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais.
Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.
Creches retornam primeiro em Nova Trento
A rede municipal de ensino retomará as aulas presenciais a partir de 8 de fevereiro nas creches.
Já o pré-escolar e ensino fundamental (Do 1º ao 9º ano) retorna para as salas de aula em 22 de fevereiro.
O período para novas matrículas nas creches e preenchimento de termos de compromisso para os pais que necessitam da creche é de 25 a 29 de janeiro.
Além disso, a pesquisa de retorno às aulas presenciais para o pré-escolar e ensino fundamental enviada aos pais e responsáveis, deve ser respondida até domingo, 24.
Entre os dias 15 a 19 de fevereiro ocorre a semana de orientação às famílias nas escolas, entrega de material pedagógico e preenchimento de protocolos de segurança aos pais ou responsáveis.
Será adotado pelo município um sistema híbrido, com 50% de alunos em sala de aula e os outros 50% serão mantidos no ensino remoto, havendo alternância de alunos.
“Caso a demanda da creche ultrapasse os 50% da capacidade da turma, serão tomadas algumas medidas como a alternância de semanas ou será oferecido, por criança, meio período de creche. Por isso, pedimos encarecidamente que os pais que não necessitam da creche, tenham consciência”, explica a secretária.
No caso do pré-escolar e ensino fundamental, o que determinará a divisão das turmas será a pesquisa aplicada aos pais. Se a maioria dos pais optarem por aulas presenciais, haverá o revezamento de alunos.
Em São João Batista foram definidas três datas
A volta às aulas em São João Batista foi dividida em três datas. Os estudantes de 6° a 9° do Ensino Fundamental serão os primeiros a retornarem, no dia 18 de fevereiro.
Já no dia 22 de fevereiro, será a vez dos alunos de Pré-Escola e do 1° ao 5° do Ensino Fundamental.
A retomada dos atendimentos nas creches do município também já está definida para 24 de fevereiro.
Serão disponibilizadas três alternativas de modelos de ensino. Um deles é o híbrido, com atividades presenciais seguindo um sistema de rodízio. Ou seja, os estudantes terão uma semana com aulas presenciais seguida de uma semana com atividades para fazer em casa.
Os outros dois modelos de ensino que serão oferecidos são à distância, sendo um focado em aulas online e outro na retirada de materiais impressos na escola, assim como já vinha ocorrendo.
A partir desta quinta-feira, 21, as unidades de ensino realizarão um levantamento junto aos pais para verificar a demanda por cada sistema.
O período para matrículas e rematrículas estará aberto na próxima semana, de segunda-feira, 25, a sexta, 29. O processo deve ser efetuado diretamente nas unidades escolares, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
E, no caso dos núcleos infantis (prés-isolados), na Secretaria Municipal de Educação, nos mesmos horários.
Os seguintes documentos, acompanhados das respectivas cópias, devem ser apresentados: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF (se tiver), comprovante de endereço atualizado, uma foto 3×4, cartão do SUS, carteira de vacinação (ou declaração do posto de saúde de vacina em dia) e Cartão do NIS (para quem recebe benefício social).
Canelinha e Major Gercino seguem cronograma do estado
A rede municipal em Canelinha e Major Gercino definiram o retorno das aulas para 18 de fevereiro.
Em Canelinha, a secretária de Educação, Fernanda Dias Jacintho, informa que o retorno será gradativo e por escola ou instituição.
“Estamos trabalhando conforme as orientações dos órgãos competentes governamentais, acompanhando as instruções da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, da Undime e de acordo com os Plancons (Planos de Contigência)”, diz.
O mapa de risco é o que norteia sobre as possibilidades de retomada e, por isso, serão ofertadas algumas formas de ensino, como o híbrido, em dias alternados, também com turmas separadas por grupos e com atividades na escola e em casa – sistema de rodizio.
As famílias que optarem por não enviarem os filhos à escola acompanharão o planejamentos do professor e as atividades pela plataforma Aprende Brasil, orientações da escola via WhatsApp e atividades.
As creches também retornarão na mesma data, e devido ao número de crianças que a frequentam e ao tamanho do espaço físico, será ofertado a educação infantil em meio período.
Em Major Gercino, os alunos retornam no dia 18 de fevereiro, sendo que serão atendidos 50% dos estudantes por dia. “A criança que vir na segunda-feira, não virá na terça e assim sucessivamente”, explica o secretário Bruno Liceski.
O município atende crianças dos três anos, com o pré-escolar, até o 5º ano do Ensino Fundamental. Em média, 310 alunos frequentam a rede municipal em Major Gercino.
Em Tijucas, somente nesta sexta-feira, 22, é que o município divulgará o novo cronograma para início do ano letivo na rede municipal de ensino.