Uma análise voltada para a qualidade do ambiente urbano foi o foco da visita realizada pela 1.ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, na RPPN Chácara Edith. Do estudo, complementado por pesquisa e a produção de textos, além de painéis, foi desenvolvido o Manifesto da Urbanização Brasileira, uma reflexão.
O trabalho abordou itens como o processo de urbanização brasileiro, desenvolvimento regional, desafios para a infraestrutura, segregação espacial. O crescimento irregular, desigualdade social, violência, insegurança e acesso à moradia pública também estiveram entre os tópicos avaliados pelos acadêmicos na atividade do componente curricular Estudos Ambientais.
Em sala de aula, ressalta a professora, o trabalho focou no estudo de referências no tema da urbanização brasileira, como Ermínia Maricato, Raquel Rolnik, Ana Fani Carlos, Milton Santos, Flávio Villaça, Carlos Lemos, David Harvey, Carlos Nelson Ferreira dos Santos, entre outros. O material serviu de base para os painéis com recortes do material lido.
Em sua primeira visita técnica no ambiente universitário, a acadêmica Helena Imhof Rodermel, acredita que a experiência pode colaborar para desenvolver uma sensibilidade maior pela busca entre o meio ambiente e o crescimento das cidades. Ela destaca a possibilidade de conhecer mais sobre o espaço e a trilha realizada.
“Tudo que observamos e escutamos foi de grande aprendizado. O mais interessante foi perceber que existe essa grande mata que carrega ainda o pouco da mata atlântica que nos resta, sendo preservada dentro da nossa cidade, e que ela faz grande diferença na nossa qualidade de vida”, descreve.
Urbanização sob análise
Segundo a professora Alexssandra da Silva Fidelis, a compreensão do contexto e a estrutura das cidades brasileiras é parte da análise realizada no componente curricular. Conforme a professora, as atividades colaboram para aproximar os acadêmicos da realidade dos cenários urbanos.
“É significativo para o desenvolvimento do pensamento crítico, acerca da formação das cidades, inclusive de Brusque, considerada uma cidade de médio porte, apreender os aspectos que constituem o território e quais as forças que orientam a sua formação. Ao identificar os fatores que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da cidade, o acadêmico compreende as forças que direcionam e interferem nas características das cidades”, afirma.
De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius de Oliveira Aguiar, a experiência vivida pela 1.ª fase do curso proporciona uma reflexão crítica sobre o papel do arquiteto e urbanista na promoção de cidades mais resilientes e harmoniosas com o meio ambiente. Para ele, o roteiro desenvolvido também é uma oportunidade única, sobretudo para os acadêmicos que estão nos semestres iniciais.
“Este contato direto com uma área de preservação da Mata Atlântica, situada no coração de Brusque, permite aos estudantes compreenderem na prática os desafios e as potencialidades do planejamento urbano sustentável”, avalia. “A integração entre o ambiente natural e o tecido urbano, observada na Chácara Edith, oferece insights valiosos sobre como conciliar desenvolvimento e conservação ambiental”, descreve.