A cadeia produtiva da construção civil e o mercado imobiliário apresentaram crescimento em São João Batista entre janeiro e julho de 2025. Dados do Observatório Econômico da CDL local, revelam que o dinamismo desses setores se baseia em três pilares estratégicos: abertura de novos negócios, geração de empregos e expansão do financiamento imobiliário.
Impulsionado pela abertura de 96 novos empreendimentos nos primeiros sete meses do ano, o setor registrou uma alta de 7,9% no número de empresas em relação ao mesmo período de 2024. O crescimento empresarial refletiu diretamente na empregabilidade. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município acumulou um saldo positivo de 44 empregos no ano, um aumento de 16% se comparado a janeiro-julho do ano anterior.
O bom momento da construção civil também foi reforçado pelo mercado de crédito. O estoque de financiamento imobiliário na cidade atingiu R$ 404,9 milhões em maio de 2025, um crescimento de 6,8% em relação a maio de 2024. A aplicação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também contribuiu para o dinamismo do segmento, somando R$ 15,9 milhões para a compra de imóveis, um valor que beneficiou diretamente 80 famílias no período analisado.
O complexo produtivo da construção e mercado imobiliário
O complexo produtivo da construção e mercado imobiliário é a rede de empresas e profissionais que trabalham juntos para a construção até a venda de imóveis, desde a matéria-prima até a entrega das chaves.
Segmentos em destaque (janeiro-julho de 2025 vs. Janeiro-julho de 2024)
Serviços de pintura de edifícios em geral: 18 novas empresas (+200,0%)
Instalação e manutenção elétrica: 16 aberturas (+7,0%)
Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores: 8 empresas (+300,0%)
Os novos empreendimentos se concentram também em segmentos como Obras de alvenaria (33), Incorporação de empreendimentos imobiliários (8), Construção de edifícios (3) e Instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado (3).
Essa expansão é liderada por pequenos empreendedores: 96,9% dos novos negócios são Microempresas (ME), enquanto apenas 3 são Empresas de Pequeno Porte (EPP). Entre as Microempresas, destacam-se os Microempreendedores Individuais (MEIs), responsáveis pela abertura de 67 empreendimentos.
Presença nos bairros: descentralização em movimento
O crescimento do setor também reflete uma distribuição geográfica ampla, com novas empresas se instalando em diversos bairros da cidade. O Centro lidera, com 18 empreendimentos, reforçando sua vocação comercial. Em seguida aparecem: Ribanceira do Sul (17 empresas); Tabuja II (10); Jardim São Paulo (8); Timbezinho (7); Tabuja I (6), entre outros.
Essa capilaridade territorial evidencia o fortalecimento da economia local de forma descentralizada, promovendo acesso aos serviços de beleza e bem-estar em diversas regiões da cidade.
Grazielle de Oliveira Gomes, presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de São João Batista, destacou o papel da entidade na criação de um ambiente fértil para negócios: “São João Batista vive um momento de oportunidades. A nossa economia local está em um ciclo de crescimento, com destaque para o setor da construção e o mercado imobiliário. Os dados do nosso Observatório Econômico mostram que esses segmentos se consolidam como eixos estratégicos para o desenvolvimento da nossa cidade. O dinamismo do setor se reflete nos números. O mais interessante é ver como esse crescimento está descentralizado. Além disso, essa expansão é liderada por pequenos empreendedores e Microempreendedores Individuais, que representam a maior parte dos novos negócios.
Ela complementa “A CDL é parceira estratégica de quem quer empreender. Nós oferecemos suporte, informação e conexões que fortalecem o ambiente empresarial. Através de ferramentas como o nosso Observatório Econômico, que entrega inteligência para fomentar negócios e atrair investimentos, reafirmamos o nosso compromisso em oferecer valor real aos nossos associados. Estamos de portas abertas para receber empresas interessadas em fazer parte de uma rede que impulsiona o desenvolvimento econômico e social de São João Batista.”
Observatório Econômico CDL: inteligência para fomentar negócios e oportunidades
A CDL de São João Batista conta com uma das ferramentas mais avançadas para análise e monitoramento da economia local: o Observatório Econômico CDL. Essa plataforma reúne e organiza dados estratégicos que permitem acompanhar a evolução dos negócios, identificar tendências e antecipar oportunidades.
Com informações atualizadas e análises precisas, o Observatório apoia empresários, investidores e gestores na tomada de decisões seguras e embasadas, além de servir como base para pesquisas setoriais, projetos estratégicos e eventos que movimentam a economia.
Mais do que números, a ferramenta entrega inteligência para fomentar negócios, atrair investimentos e fortalecer empresas. A CDL reafirma seu compromisso em oferecer valor real aos seus associados e convida empreendedores a conhecerem de perto essa estrutura de apoio ao crescimento e à competitividade empresarial.