Grandes e pequenos empreendedores têm se reinventado e enxergado na crise, uma oportunidade de investir. Mesmo com o cenário de incerteza, provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), muitos têm se adaptado ao novo contexto.
Conforme dados repassados pela Sala do Empreendedor de Nova Trento e São João Batista, houve aumentos significativos de abertura de novas empresas.
Implantada em outubro de 2019, em Nova Trento, a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae/SC pelo Programa Cidade Empreendedora, contabilizou de novembro de 2019 a maio de 2020 um aumento de 14,55% de novas micro e pequenas empresas.
Já em São João Batista, o crescimento foi de 18%, nos primeiros quatro meses do ano, com 1682 novas aberturas, comparado com mesmo período do ano passado, que houve 1425 novos MEIs.
Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor de São João Batista, Graziela Dilma dos Santos, somente de 18 de março a 19 de maio, 34 novas empresas abriram no município. “O dado contempla Microempresa Individual (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI) e mostra, apesar de momento que vivenciamos, o engajamento dos empreendedores em estar tentando se diferenciar e buscando as informações”, destaca.
Em Nova Trento, a coordenadora da SE, Josiane Salim, ressalta que o segmento mais investido pelos empreendedores tem sido na área de prestação de serviços.
Consultorias
Para auxiliar ainda mais os microempreendedores, as salas do Empreendedor tanto de São João Batista quanto Nova Trento têm oferecido consultorias com os temas Planejamento, Finanças e Marketing Digital.
Josiane informa que o serviço de consultoria veio para ficar na sala. Por isso, os empreendedores que queiram participar devem entrar em contato por telefone (48) 3267-3289 ou (48) 99114-9227). As consultorias são gratuitas com duração de uma hora.
Em São João Batista, na semana passada foram também realizadas consultorias dos meses temas.
“As consultorias são conduzidas por consultores credenciados junto ao Sebrae/SC, pessoas de qualidade profissional. Com certeza uma ótima oportunidade aos empreendedores da cidade estarem se atualizando, melhorando o negócio e, talvez, colocando em prática objetivos para ser um empreendedor de sucesso”, diz Graziela.
Ela ressalta que, todo mês novas consultorias são disponibilizadas, por isso, é importante que os MEIs fiquem atentos às redes sociais da prefeitura para não perder prazos de inscrições.
Dicas aos empreendedores
Para ter sucesso no empreendimento, Graziela avalia que a primeira ação é aceitar a crise e entender como afetará o negócio. Com isso, adaptar-se o mais rápido possível à nova realidade. “Também é importante estabelecer um planejamento financeiro claro e cortar custos desnecessários. Tornar-se “digital”, criando canais de venda alternativos é outra possibilidade que deve ser levada em conta”, detalha.
Josiane ressalta que o empreendedor precisa manter seu negócio bem planejado, e utilizar ferramentas de gestão disponíveis, como: Planejamento estratégico, Plano de Negócios e Planejamento Financeiro. “Conheça seu cliente, tenha previsto todos os cenários para que, nas tomadas de decisões, tenha todas as informações necessárias. Aproveite a tecnologia por meio dos serviços online. E se precisar de mais dicas, participe das consultorias, entre em contato conosco e venha nos conhecer”, pontua.
Serviços
A sala do Empreendedor tem por objetivo ser referência a todos os empreendedores, onde encontrará informações para abertura de empresas, formalização de microempreendedores individuais (MEI), Emissão de alvará, Emissão de certidões, Emissão de guias diversas (inclusive a Guia DAS-MEI), Declaração Anual (MEI).
Além do auxílio para emissão de notas fiscais, apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais, orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios, cursos, capacitações, suporte para cadastro do Auxílio Emergencial oferecido pelo governo federal, entre outros serviços.