O comércio local está esperançoso com as vendas para o Dia dos Pais. Mesmo diante das incertezas provocadas pela pandemia do coronavírus, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São João Batista (CDL) afirma que é uma data importante do segundo semestre para o varejo.
Segundo pesquisa realizada entre os dias 24 a 30 de julho pela Federação das CDLs de Santa Catarina, 49,5% dos varejistas projetam um crescimento de até 2% em relação ao mesmo período de 2019. Apenas 25,8% dos entrevistados possibilitam retração nas vendas.
A pesquisa aponta ainda que 81,3% dos empresários possuem intenção de realizar promoções, campanhas e descontos nos estabelecimentos.
O diretor executivo da CDL de São João Batista, William Santos, ressalta que, no município, mais de 67 empresas participam da campanha “Sorte Grande”, que neste ano distribuirá mais de R$ 44 mil em vales-compra e contemplará mais de 400 consumidores. “Acredito que a empresa que melhor se adaptar às mudanças de mercado conseguirá se sobressair em vendas. O empresário terá que ressignificar o seu negócio para poder buscar o engajamento do novo consumidor, que está cada vez mais digital e humanizado”, avalia.
Novo comportamento do consumidor
Santos destaca que a adaptação ao “novo normal” fez com que muitas empresas mudassem a forma de trabalho, devido a alteração do comportamento dos consumidores em função do isolamento social.
“A mudança do consumidor em realizar compras por plataformas digitais e por delivery fez com que as empresas se posicionassem nas mídias digitais”, diz.
Com isto, construiu-se, em alguns segmentos, novos canais de venda, chegando em alguns setores as vendas exclusivas no ambiente virtual. “Este comportamento poderá diminuir ao longo do tempo, mas jamais será como antes, ele estará cada vez mais presente em nosso dia a dia”, analisa o diretor executivo.
Horário sugestivo
Em São João Batista, o comércio trabalhará com horário estendido para melhor atender os consumidores. Na sexta-feira, 7, as lojas devem ficar abertas até às 19h30.
Já no sábado, 8, véspera do Dia dos Pais, o comércio atenderá até às 17h.
Sorteio Dia dos Pais
Neste ano, a CDL, em parceria com a Halla Papai, Loja Dona Wanda, loja Mega, Super Wind e Visionari Óptica, preparou um super sorteio para o Dia dos Pais pelo Instagram da entidade. Serão cinco prêmios para cinco sortudos diferentes.
Para participar é preciso acessar o Instagram da CDL de São João Batista e seguir as orientações da postagem oficial.
Os prêmios serão: um kit cerveja + boné, da Halla Papai; uma camiseta Polo Ogochi, da Loja Dona Wanda; um óculos Atitude, da Visionari; um kit churrasco, da Loja Mega, e um tênis Olympikus, da Loja Super Wind Esporte.
O sorteio será realizado nesta sexta-feira, 7, às 15h. O resultado será divulgado no Instagram da CDL.
Sorte Grande
A campanha “Sorte Grande” foi lançada no sábado, 1º, no comércio batistense. O objetivo da CDL é estimular a economia local, o que deve ser alcançado no decorrer dos meses.
Diferente dos anos anteriores, esta edição não sorteará ao fim do ano um carro 0KM. Porém, até janeiro, o consumidor que comprar acima de R$ 100 em uma das lojas participantes receberá uma raspadinha para concorrer a prêmios instantâneos nos valores de R$ 50, R$ 100 e R$ 150.
Além disso, preencherá um cupom e depositará na urna para concorrer ao total de R$ 10 mil no fim da campanha.
“Ainda é muito cedo para se obter qualquer balanço, mas acredito que nas próximas semanas já teremos ganhadores na modalidade de raspadinhas instantâneas e os resultados serão perceptíveis a toda comunidade”, informa Santos.
O diretor executivo explica que a mudança do prêmio final neste ano se deu após a entidade entender a necessidade de fomentar a economia em diversos setores. “Quando utilizamos uma premiação única e de valor agregado, como o carro, estamos beneficiando somente um consumidor e um segmento”.
Ele acrescenta que a mudança para vales-compra possibilita a distribuição ampla para diversos consumidores e segmentações da economia local. “Cria-se, assim, um maior desejo de consumo aos consumidores e um maior giro financeiro e de produtos nos estabelecimentos participantes”, pontua.