A partir deste mês de março até dezembro, Canelinha será mais uma vez palco do projeto CircoCineClube, da Cia Circo-íris, que vai promover a exibição de dez filmes com temática circense e uma série de intervenções artísticas gratuitas para toda a comunidade. O projeto acontece mensalmente e a estreia será na próxima quarta-feira, 26, às 19h, com uma sessão de cinema ao ar livre no Parque Municipal Professora Emília de Simas Montibeler. Esta primeira sessão celebra o Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, e vai exibir o curta-metragem “Onde Mora o Sonho”, produzido por cineclubistas integrados ao projeto, o que demonstra o impulso que ele dá à produção local.
Em todas as sessões mensais, o público será recebido pelos palhaços que comandam as ações da Cia Circo-íris. Eles também vão mediar debates após a exibição de cada filme, para discutir as impressões da comunidade a respeito das obras, incentivar a reflexão sobre o papel da arte para as pessoas e provocar a sensibilidade e o pensamento crítico. Ao menos duas das sessões contarão com acessibilidade em Libras.
O projeto ainda contará com ações de divulgação com os palhaços Grapixo e Pixincha, com visitas a escolas e a pontos da cidade, promovendo o contato do público com o fazer artístico que remonta às origens do circo, em diálogo com as ruas e que independe do espaço físico da lona e do picadeiro, aos quais se tornou mais comumente associado.
O Projeto Cultural CircoCineClube, de Luca Tuã do Amaral, é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição 2024. Todas as ações e novidades do projeto podem ser acompanhadas em instagram.com/ciacircoiris.