A Pequeninus Grupo de Arte de Canelinha, formado por Alex Nascimento (ator/bonequeiro) e Humberto Soares (ilustrador/quadrinista), está comemorando os 22 anos de criação do personagem de histórias em quadrinhos Tatuí, o picolezeiro encantado.
Tatuí é um menino de rua, que para sobreviver nas ruas da cidade, trabalha de vendedor de picolé, tem no seu boné uma aranha que é a sua melhor amiga, a Rana, uma aranha gente boa que ajuda o Tatuí a espalhar os seus picolés por aí, e os picolés do Tatuí são picolés da alegria, picolés feitos de flor.
O personagem de quadrinhos teve inspiração na atriz Vera Seco, que representava um vendedor de picolé, dentro de uma esquete teatral do grupo Persona de Teatro, em 1999 num evento de quadrinhos na cidade de Joinville. Foi assim que o desenhista Humberto Soares deu traços a um menino encantado que já pulava de palco em palco por aí, dessa forma nasceu o picolezeiro encantado, um menino de rua com alma de árvore, que surge para proteger as árvores do palmito juçara, uma árvore essencial para a fauna brasileira, e que ainda hoje corre o risco de extinção.
Em Joinville
O personagem Tatuí, em 2023 completou 22 anos de criação, já virou tema de contação de histórias, exposições de arte, virou livro de quadrinhos (comic book), fanzine e espetáculo teatral. Foi publicado pela primeira vez no ano de 2001 em forma de tiras de quadrinhos avulsas, que o artista distribuía pelas ruas de Joinville, em 2002 o personagem ganhou espaço no Jornal A Notícia de Joinville/SC, todos os domingos tinha uma história nova do menino e sua amiga aranha, dentro do caderno Ciranda das Letras, um caderno especial para o público infantil que durou quatro anos, as tirinhas foram uma parceria com escritora Luciane Nascimento que roteirizou as tiras e diagramou os desenhos, dessa parceria surgiu o roteiro de uma contação de histórias, unindo forças com a atriz Vera Seco, juntos criaram o projeto “Teatro em Quadrinhos” levando o menino Tatuí para escolas, teatros, espaços culturais, shoppings e rua de Joinville.
Assumiu o personagem
Em 2004 o desenhista assumiu a pele e o corpo do seu personagem, apresentando o espetáculo “Tatuí, o príncipe dos palmitos” durante dez anos seguidos, o criador se transformou na sua criação, saindo da prancheta de desenho para os palcos teatrais. No ano de 2010 Humberto Soares criou junto com o artista Alex Nascimento a Pequeninus Grupo de Arte, Alex passou a fazer a produção do espetáculo e levou o personagem para fora de Joinville, fazendo Tatuí ganhar uma projeção estadual e circular em Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Chapecó, Tubarão e Campos Novos.
Primeiro livro
Foi em 2012 que Tatuí ganhou seu primeiro livro, um Comic Book (livro de quadrinhos), com o mesmo título do espetáculo “Tatuí, o príncipe dos palmitos” o livro foi uma parceria com a escritora Luciane Nascimento, teve capa dura e 144 páginas coloridas e preto e branco. O primeiro lançamento do livro aconteceu na Feira do Livro de Joinville, teve a produção de Alex Nascimento e reuniu mais de 400 pessoas para assistir o espetáculo e depois formou uma fila de autógrafos que durou mais de uma hora. Com o livro pronto e publicado o personagem circulou por feiras de livros e eventos de quadrinhos de SC e PR (entre elas Feira do livro de Araucária e ComicCon, em Curitiba).
Publicação no Correio
Em 2016 a Pequeninus Grupo de Arte mudou sua sede para cidade da Canelinha e em 2017 o personagem Tatuí começou a ser publicado no jornal Correio Catarinense de São João Batista, espalhando encantamento para crianças e adultos do Vale do Rio Tijucas, semanalmente, até 2020. E em breve, ele voltará nas páginas do jornal ainda mais bonito e colorido.
Sorteio
O público também pode fazer parte dessa comemoração de 22 anos de criação do personagem. Está acontecendo o Sorteio Tatuí, organizado e produzido pela Pequeninus Grupo de Arte. Quem quiser participar, basta comprar o seu número da sorte por R$ 20,00. Serão três prêmios artísticos produzidos pelo grupo. O sorteio acontece no dia 5 de abril nas redes sociais da Pequeninus.
O primeiro prêmio é o desenho original que foi capa do livro do personagem. O segundo prêmio é um panô pintado pelo artista com a nova versão do personagem. O terceiro prêmio são cadernos artesanais da Pequeninus.
Os números da sorte podem ser adquiridos direto com Alex e Humberto pelo 48 99960-0828 (watsapp).