Daniel Peixer David – 9º ano
Na década de 1940, os cargos de delegados municipais eram indicados por influentes políticos. Por intermédio da União Democrática Nacional (UDN), durante o mandato do prefeito Luiz Santy Telles, por ser um homem respeitado em Boa Vista, André Amaro Zunino foi nomeado delegado em 1947. Nessa época as terras, que hoje formam São João Batista, ainda pertenciam ao município de Tijucas, e Valério Gomes, então fundador da USATI e Jacob Lameu Tavares, Coletor Estadual que atuava em Boa Vista, eram vereadores.
André Amaro Zunino foi casado com Anna Filomena Tomasoni e juntos tiveram onze filhos, durante anos ele exerceu a função de delegado do Distrito, sendo uma pessoa muito respeitada. A delegacia, da época, era localizada aproximadamente onde hoje é o posto de saúde de Tigipió, local que por muito tempo, mesmo depois da derrubada do prédio, permaneceu um poço, que era o utilizado pela “cadeia”.
Na “Delegacia de Ordem Político Social” (DOPS) de Boa Vista, o delegado tinha a função de investigar e presidir os inquéritos policiais, visando à apuração do que eram considerados crimes, na região da antiga Colônia. Zunino também definia as diligências que deveriam ser realizadas e tomava decisões relativas a diversos direitos individuais, tais como liberdade, patrimônio e intimidade do cidadão.
O delegado, autoridade policial em Boa Vista, ficava responsabilizado pela segurança de festas e domingueiras que aconteciam na região. Certa vez em Arataca, em um domingo de Páscoa, estavam todos em uma domingueira, incluindo o delegado André, que estava responsável por manter a segurança no local. Um de seus filhos se envolveu em uma briga. André, vendo a confusão, adentrou a multidão e achou o filho caído. Reagiu contra o agressor atirando e o atingindo de forma fatal. Por vingança, o pai do baleado dispara com sua arma contra o delegado, que também veio a falecer.
André Amaro Zunino faleceu aos 52 anos, por volta das 18h, no dia 10 de abril de 1955, em um dia de muita tristeza. O agente policial, que deixou filhos e esposa, está sepultado no cemitério de Tigipió. Depois desse dia, o Distrito nunca mais teve um delegado.