Cauã Moreira de Lima – 8º ano
O inconformismo de Lutero no século XVI em aceitar algumas práticas da Igreja Católica foi o que deu início ao movimento protestante. O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia, baseado na ideia de que só Deus salva, nas particularidades das pessoas e na oferta da possibilidade de um fiel assumir e viver essas diferenças. Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes. Uma das ramificações dos que se autonomeiam “evangélicos” é a Assembleia de Deus, criada em 1911.
Entre 1966 e 1967, em Arataca, deu início a primeira igreja desse ministério em São João Batista. Nesse tempo, não havia templo construído, sendo as reuniões nos lares dos fiéis. A estratégia dessa igreja, que estava querendo ter espaço em meio a uma comunidade católica, foi a de organizar reuniões em pontos estratégicos do bairro. O que aos pouco surte efeito, com o aumento progressivo dos membros.
Entre 1992 e 1993 viu-se a necessidade da construção de uma igreja, um templo maior. A igreja da Assembleia de Deus de Arataca então foi erguida em lugar de destaque, onde se encontra até os dias atuais. Ao longo de mais de duas décadas, ex-católicos, e pessoas de pouca fé, foram atraídos para o evangelismo. Muitos foram em busca de respostas para os seus questionamentos sobre a estrutura das Igrejas tradicionais, e também por algumas contradições com aquilo que acreditavam em sua fé. Hoje é comum que pessoas troquem de Igreja porque buscam rituais religiosos mais dinâmicos e outros devido à reflexão acerca de escolhas, mas também porque já há um conhecimento coletivo de que Deus é um só.
Santiga Ouriques, ou apenas Irmã Santina, hoje com 85 anos, é um exemplo para os que se dedicam a fé protestante, desde muito cedo se dedicou a prática da bondade e a convivência em comunidade. Ajudou parteiras, foi professora, trabalhou na roça e também costureira, onde ajudou quem precisava, principalmente crianças. No início da Assembleia de Deus de Arataca, evangelizou batendo de porta em porta, levando a palavra de Deus, confortando protestantes e católicos, que precisam de paz.