Na noite do dia 30 de julho de 2025, o Plenário da Câmara Municipal de São João Batista foi palco de uma emocionante cerimônia de lançamento do livro “Memórias em Movimento: Histórias de Mulheres do Bairro Colônia Nova Itália, em São João Batista – SC”, da jornalista, historiadora e pesquisadora Marcia Peixe Vargas.
O evento, realizado como etapa final do projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc e pela Política Nacional de Cultura, celebrou o registro e a valorização das memórias femininas de uma das comunidades mais tradicionais do município, reconhecendo o papel fundamental das mulheres na construção da história local.
A noite contou com a presença de autoridades, representantes de entidades culturais e educacionais, além de familiares das homenageadas e da comunidade. Na composição da mesa de honra estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura e a autora.
Durante a cerimônia, foi apresentada a trajetória do projeto, que teve origem na pesquisa de mestrado defendida por Marcia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2019. O resultado do trabalho é a publicação de um livro físico e uma versão em e-book, ampliando o acesso às narrativas de vida de mulheres que, por gerações, foram silenciadas nas narrativas oficiais. O conteúdo também contribui para a implementação da Lei Estadual nº 18.226/2021, que prevê o ensino da História das Mulheres do Campo e da Cidade nas escolas.
Como contrapartida pública, 50 exemplares da obra foram doados: 45 para escolas da rede municipal de ensino e 5 para a Biblioteca Pública Dr. José Arthur Boiteux, fortalecendo o acervo local e incentivando projetos pedagógicos voltados à memória e identidade cultural.
Em sua fala durante o evento, a autora destacou a relevância do projeto e agradeceu o apoio recebido: “Por meio da Lei Aldir Blanc tive oportunidade de realizar um antigo sonho: publicar meu primeiro livro e contribuir com os registros e a produção de conhecimento científico, histórico e cultural de nossa cidade. O livro é também um retorno como cidadã e estudante de escolas e universidade públicas. Precisamos cada vez mais, ocupar estes espaços”, destacou Marcia.
Um dos momentos mais especiais da noite foi a homenagem às mulheres protagonistas do livro, com a leitura simbólica de uma placa dedicada àquelas que compartilharam suas vivências: “Neste momento, registramos nossa homenagem e eterna gratidão às mulheres que compartilharam suas histórias e experiências, permitindo que essas memórias não se perdessem no tempo. Elas agora permanecem vivas nas páginas deste livro.”
As homenageadas foram:
- Onélia Leonor Puel Vargas
- Maria Edith Sardo – in memoriam
- Conceição Peixer Machado – in memoriam
- Salvelina Sardo Angeli
- Maria Carmelita Sardo
O encerramento da solenidade foi marcado por um convite à confraternização e à sessão de autógrafos, reunindo o público em um momento de troca afetiva, reconhecimento e celebração da história viva de São João Batista. O livro foi publicado pela Editora Viseu e está disponível nas versões impressa e digital nas principais plataformas, como Amazon, Google Play, Apple Books e Kobo e também pode ser adquirido através do WhastApp: (48) 9 9823 – 3773 (Marcia).
Sobre a autora
Márcia Peixe Vargas é jornalista, especialista em Marketing Criativo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora há mais de uma década, dedica-se aos estudos de memória e história oral.