Juliano César
A majorense Tatiane Ventura, 42 anos, lançou no mês de agosto, o livro ‘Memórias da Família Ventura: Aspectos Sociais, Culturais e Econômicos do Século XX’, pela editora Pragmatha de São Paulo.
Ela nasceu em Nova Trento no ano de 1979, pelo fato da família residir, na época, no distrito de Pinheiral, interior de Major Gercino. E o livro trata justamente desse tema, a terra em que seus pais residiam. Atualmente, a família mora em São João Batista.
Já Tatiane, aos 16 anos, foi morar em Brusque, na busca de melhores oportunidades de estudo e emprego. Formou-se em História (Unifebe) e fez duas pós graduações: Educação Especial e Gestão, Administração e Orientação Escolar.
Historiadora de formação, ela é coordenadora pedagógica na Rede Pública Municipal de Ensino de Brusque, onde atua na educação há 20 anos. “Mesmo não atuando nos últimos anos como historiadora, sempre consigo desenvolver projetos, em parceria com professores, voltados a historicização dos povos, das pessoas, dos locais e seus tempos”, destaca. E através das pesquisas com fontes oral e escrita, que foram realizadas por mais de um ano, Tatiane escreveu esta obra, que mostra muito além da história de uma família numerosa.
A partir de documentos datados do fim do século XIX, ela escreveu sobre toda a região que envolve Leoberto Leal, Boiteuxburgo, Nova Galícia, Major Gercino, mais especificamente Pinheiral, com o objetivo de valorizar a história e memória, ao ressignificar o passado.
São aspectos sociais como a vida dos povos indígenas na região, a colonização europeia, principalmente a polonesa. Aspectos culturais como o modo de vida das pessoas, o papel da mulher na sociedade tradicional, o culto ao luto, a religiosidade, alimentação, as primeiras escolas. E também os aspectos e econômicos, como a abertura das estradas, a mudança de vida das pessoas com a chegada do plantio do fumo, e a marcenaria como ofício, por exemplo.