A Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve) convida os fazedores de cultura e demais interessados para participarem de oitiva sobre a aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A iniciativa, que acontece no dia 16 de abril (terça-feira), às 19h, no Centro Cultural Batistense (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº), tem como objetivo captar sugestões para a formulação de editais referentes à legislação.
A reunião será dividida em três momentos. No primeiro, será feita uma apresentação da Lei Aldir Blanc, para proporcionar aos participantes um entendimento dos principais pontos da legislação. Em seguida, será realizada uma discussão sobre projetos culturais, com o compartilhamento de ideias e propostas. E, ao final, será aberto um espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.
“A Lei Aldir Blanc representa um marco significativo para a cultura brasileira, e seu impacto é fundamental para o desenvolvimento artístico e cultural também de São João Batista. Por isso, é muito importante a participação dos fazedores de cultura de nosso município, para que, juntos, possamos discutir estratégias de utilização dos recursos e promover ações culturais em nossa comunidade”, destaca a diretora-executiva da Funjuve, Telma Soares.
Sobre a Lei
A Lei Aldir Blanc foi sancionada em junho de 2020, como uma medida emergencial para socorrer artistas, trabalhadores da cultura, espaços culturais e eventos artísticos que foram afetados pela crise econômica causada pela pandemia.
Dentre as principais ações previstas pela lei, estão o pagamento de auxílio emergencial para trabalhadores do setor cultural, a concessão de subsídios para espaços culturais, além de outras iniciativas de fomento cultural em níveis estaduais e municipais.