São João Batista foi a escolhida para abrir o circuito de apresentações por Santa Catarina do espetáculo teatral “O voo das maritacas sob um céu de espanto”. A peça será encenada no dia 27 de agosto (sábado), às 19h, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº).
A iniciativa faz parte do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve).
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Funjuve (ao lado do Centro Cultural) até sexta-feira (26), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Ou, então, no local do evento, uma hora antes da sessão, enquanto houver disponibilidade. As vagas são limitadas.
O espetáculo será apresentado pelo Teatro ContraPonto/SCAR, de Jaraguá do Sul. A peça tem duração de 46 minutos e a classificação indicativa é 14 anos, contando com intérprete de LIBRAS. Depois de São João Batista, o teatro será levado também para Itajaí, Pomerode, Rio do Sul, Imbituba, Capivari de Baixo, Florianópolis, Blumenau, Rodeio e Ascurra. Confira, abaixo, a sinopse e a ficha técnica.
Sinopse da peça
“O voo das maritacas sob um céu de espanto” é uma proposta cênica ficcional baseada em fatos reais que, assumindo elementos característicos das lives, retrata o dilema de Vida de Oliveira e Sá, uma socialite dona de 500 sapatos que não sabe onde usá-los na quarentena. Após um ano de pesquisas em perfis de redes sociais de diversas socialites brasileiras durante a pandemia 2020/21, o Teatro ContraPonto busca delinear as fissuras do tecido social que ampliam as diferenças econômicas, sociais e culturais entre os brasileiros. Enquanto uma socialite ganha espaço na mídia para lamentar sua tristeza em não ter ocasiões para usar um dos seus 500 pares de sapatos, milhares de brasileiros perdem seus empregos, familiares e esperanças.
Duração: 46 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
As apresentações contam com intérprete de LIBRAS.
Ficha Técnica
Criação: Dandara Mendes, Fred Paiva e Marcelo Bulgarelli
Direção: Marcelo Bulgarelli
Atuação: Dandara Mendes, Fred Paiva e João Auersvald
Música ao vivo e desenho sonoro: João Auersvald
Iluminação: Gilberto Amaro
Operação e montagem de luz e som: Lucas dos Passos
Pesquisa de trilha sonora: Teatro ContraPonto
Concepção cenográfica: Marcelo Bulgarelli
Cenário virtual: Tais Urquizar e Fred Paiva
Cenotécnico: Marcos Feio e Maykon Junkes
Figurinos: Marcelo Bulgarelli e Dandara Mendes
Dramaturgistas: Dandara Mendes, Fred Paiva e Marcelo Bulgarelli
Texto: Fred Paiva
Fotografia e arte gráfica: Tais Urquizar
Contrarregragem: Maykon Junkes
Libras: Suzi Daiane / Clery Dreher
Produção: Fred Paiva / Maykon Junkes
Realização: Teatro ContraPonto / SCAR