Nesta semana, precisamente na terça-feira, 30, marcou o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. O universo dos quadrinhos no Brasil, ou melhor, o popular “gibi”, formou gerações de leitores e artistas. E a contribuição catarinense para o mercado de histórias em quadrinhos ganha destaque com a série “O Imortal Kalymor”.
Produzida pela Editora Imortal Comics, de São João Batista, a série de histórias em quadrinhos (HQs) vê crescer cada vez mais sua legião de fãs pelo país.
Nas páginas do Imortal, a capital do estado vira palco de uma guerra entre vampiros e um guerreiro imortal está no meio do confronto. Essa é a história de Hans Kalymor, personagem literário de Florianópolis, que surgiu numa trilogia de livros e, agora, segue sua jornada nas histórias em quadrinhos.
O Imortal Kalymor foi idealizado pelo médico e escritor Ígor Martins de Menezes, natural de Santa Maria/RS, mas radicado em São João Batista há 18 anos. O primeiro livro foi publicado em 2007, e desde então, já agradou ao público ao oferecer uma história complexa, densa e inusitada.
Menezes começou a escrever os livros quando tinha 17 anos, por volta da década de 90, a partir da ideia de criar um personagem totalmente novo, baseado em jogos do RPG e filmes clássicos.
Ao todo, são três livros, que tiveram as histórias continuadas em formato de HQ desde 2022, quando o autor fundou a Editora Imortal Comics, aqui em São João Batista, para seguir a produção da série.
Lançamento
A HQ O Imortal Kalymor iniciou a produção de sua edição N° 6 nesta semana, em comemoração ao Dia Nacional do Quadrinho Nacional.
Para adquirir as HQs, os leitores devem entrar no site do Catarse, plataforma de financiamento coletivo, numa espécie de pré venda. Conforme o valor investido, os fãs da saga também terão acesso a pôsteres, adesivos, marcadores de livros e o nome impresso nas páginas de agradecimento. Se o valor arrecadado cobrir os custos do projeto, a próxima HQ será produzida. Do contrário, o site devolve o valor investido aos leitores. “Felizmente, todas as campanhas das HQs anteriores ultrapassaram rapidamente o valor da meta, e o número de leitores cresce cada vez mais”, destaca o escritor.
Misticismo
Em uma história que fala sobre luta, sombras e muito misticismo, o personagem principal cativa o público através de uma narrativa surpreendente. Um homem assombrado por um passado de guerras e perdas, até que procura a Catedral Metropolitana de Florianópolis para confessar-se. “A confissão está muito longe de ser simplória, já que a partir dela, ele revela um mundo habitado por diversos seres, como vampiros, elfos, magos e dragões. este passado foi escondido do resto da população”, conta Igor, responsável pelo Universo de Kalymor.
Hans era um cristão que vivia em tribos junto com outros homens tementes à deus. No entanto, uma perda o fez repensar essa devoção e ser consumido por um sentimento de vingança. Uma escolha faz com que o personagem se torne imortal, e a partir de então, ele percorre por vários séculos e partes do mundo, enfrentando diversas criaturas.
Ao chegar nos dias atuais, Kalymor acredita que finalmente terá um descanso. No entanto, mais uma contrariedade do destino o leva a continuar sua trajetória.
Através dos livros, o personagem narra toda essa história para um padre da capital de Santa Catarina, em forma de confissão.
Sobre os HQs
Já nas HQqs, a vida de Hans continua a ser narrada a partir de então, com um novo arco que expande ainda mais o universo de O Imortal Kalymor.
O livro e a HQ não dependem um do outro para a compreensão da história, já que na jornada pelos dias atuais, o personagem contextualiza e reflete sobre seu passado e propósito. No entanto, ler os dois formatos auxiliará que os leitores tenham uma experiência imersiva na história.
Segundo o escritor, a ideia na criação do personagem foi usá-lo como ponto de partida nos livros, para abordar diversos temas como amor, religião, perdas, buscas, relacionamentos, crescimento espiritual, questões existenciais e universais, durante sua confissão. “Sempre traçando um paralelo entre o relato de Kalymor e as crenças do padre, pois seu passado revela um mundo habitado por vampiros, magos, elfos, anões, dragões, e outras tantas criaturas”, descreve o autor.
Outro grande diferencial é o local: a história é uma fantasia medieval, mas que se passa em Florianópolis, uma característica que foge do óbvio e se diferencia de outras obras literárias.
Ilha da Magia
De acordo com o escritor, há um bombardeio de histórias de fantasias e magias que se passam em Londres ou outros locais da Europa. “Por isso, nos acostumamos a enxergar estas coisas somente nestes lugares, esquecendo ou dando pouca importância para o que é nosso e está ao nosso lado. Florianópolis é um lugar incrível, a melhor capital do país e, também, sendo considerada a Ilha da Magia. O misticismo corre nas veias desta cidade, no folclore, desde as comunidades ribeirinhas até os grandes centros. Não fui eu quem inventou este personagem na capital, mas foi a própria cidade que o lançou em mim”, explica Igor.
Na HQ, Kalymor circula pela capital catarinense nos dias atuais, tendo como cenário as ruas, pontes, igrejas, praias e pontos turísticos da cidade. “Portanto, não espere mais, entre logo link da campanha da HQ 6, https://www.catarse.me/oimortalkalymor6 , escolha sua recompensa e adquira logo a sua. Vamos juntos ” imortalizar este nosso herói?”, concluiu o escritor.