Durante a tarde da última terça-feira, 30, o diretor do Centro de Memória, História e Patrimônio de Nova Trento, Juliano Martins Mazzola, participou do encontro virtual com o município de Altopiano della Vigolana, em Trento, na Itália.
De acordo com Juliano, o encontro teve como tema “as variantes do dialeto trentino e seus dicionários: reflexões, conhecimento e sugestões”, e participaram a superintendente para os bens culturais da Província Autônoma de Trento, Dra Lydia Floss e os responsáveis pela biblioteca de Altopiano della Vigolana.
O diretor apresentou aos participantes a obra da historiadora Ivette Boso “Noi altri chi parlen tuti em talian”, trabalho único no que diz respeito ao mapeamento das áreas de Nova Trento, onde ainda persiste o uso do dialeto trentino.
O dialeto no município possui variações provenientes das áreas trentinas de Valsugana, Val Lagarina e Vigolo Vattaro, bem como das áreas de Nova Trento que ainda conservam resquícios dos dialetos das regiões italianas do Vêneto, Lombardia, Piemonte e Friuli Venezia Giulia.
“O encontro foi muito produtivo, e fortaleceu ainda mais os laços de amizade firmado entre os municípios”, pontuou Juliano.